A partir de quarta-feira, dia 13 de março, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) amplia a oferta de ônibus em três linhas do sistema BRT. No Corredor Ouro Verde, a linha BRT11, que faz a ligação entre o Terminal Vida Nova ao Centro, terá acréscimo de um veículo. No Corredor Campo Grande, as linhas BRT 20 (paradora) e BRT21 (semiexpressa), que ligam o Terminal Campo Grande ao Centro, também recebem um ônibus a mais.
As alterações ocorrem logo no início da operação, na primeira viagem.
Ouro Verde
A Linha BRT11 – Vida Nova (parador) passa de seis para sete ônibus vinculados à frota. Com isso, o intervalo entre as viagens cai de 20 para 15 minutos.
A linha BRT10 – Ouro Verde (parador) continua com nove ônibus e intervalo entre as viagens de 10 minutos. E a linha BRT12 – Campos Elíseos (parador) fica com cinco veículos e intervalo entre as viagens de 12 minutos.
Campo Grande
A linha BRT20 – Campo Grande (parador) terá alterações nos picos da manhã e da tarde. De manhã, de 15 ônibus e intervalo entre a viagens de 7 minutos, aumentando para 16 ônibus e intervalos entre as viagens caindo para 6 minutos. No período da tarde, de 13 ônibus e intervalo de 8 minutos entre as viagens, para 14 ônibus e intervalos de 7 minutos.
A linha BRT21 – Campo Grande (semiexpressa) também tem alterações nos picos da manhã e da tarde. De manhã, passa de cinco ônibus com intervalos entre as viagens de 15 minutos, para seis ônibus e intervalos de 12 minutos. À tarde, de sete ônibus e 10 minutos, aumento para oito veículos e 9 minutos de intervalo.
As linhas BRT25 – Satélite Íris (parador) e BRT26 – Satélite Íris (semiexpressa) não sofrem alterações. Elas continuam com nove ônibus e intervalo de nove minutos entre as viagens e quatro ônibus e intervalo entre as viagens de 15 minutos, respectivamente.
Sistema BRT
Atualmente, o sistema BRT de Campinas possui sete linhas de ônibus. São três linhas no Corredor Ouro Verde (BRT10, BRT11 e BRT12); e quatro linhas no Corredor Campo Grande (BRT20, BRT21, BRT25 e BRT26).
A operação, nos dois corredores, vem evoluindo gradativamente. Todos os detalhes sobre a operação, incluindo os horários de operação das linhas, podem ser consultados no site da Emdec, no endereço www.emdec.com.br/brt.
A partir da quinta-feira, 14 de março, a nova linha 401 entra em operação para atender as Chácaras São Martinho e ao Centro Multimodal Campinas (Galpão da Shopee). Ela terá trajeto complementar ao da linha 402 (Parque da Figueira).
A 401 circulará pelas vias Thereza Merino Vicentini, Ana Santini Pereira e pela Rodovia Anhanguera (SP-330).
Outra medida adotada pela Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) é o retorno da operação da linha 113 (Jardim Planalto II), aos sábados, domingos e feriados, a partir do dia 16 de março. Com isso, terá novos horários de operação.
Consulte sua linha
Quem usa o transporte público coletivo de Campinas pode utilizar o aplicativo “Moovit” para consultar horários e itinerários das linhas municipais; bem como a estimativa de chegada em tempo real do ônibus no ponto.
Para esclarecer dúvidas sobre trânsito e transporte, acesse os canais do Fale Conosco Emdec: telefone 118; site (portal.emdec.com.br/faleconosco); aplicativo “Emdec”, disponível no Google Play e na App Store; chatbot da Emdec, disponível na página inicial; e WhatsApp (19 3731-2910). O número também recebe chamadas realizadas a partir de outra cidade ou DDD.
Fonte: Emdec