A Definição de Comunidade

April 25, 2023

    1496283_1447133158841222_692022773_o

    Este mês conhecemos Bojan da Sérvia, um estudante diplomado com especialização em Biotecnologia. Ele entrou na Comunidade em junho, logo após o aplicativo ser lançado em Belgrado. Bojan logo viu a oportunidade de melhorar as informações da sua cidade. Desde então, ele cresceu na Comunidade num ritmo rápido. “Desde o meu envolvimento inicial eu entrei de cabeça no mapeamento e desde então eu tenho contribuído cada vez mais. Minhas ideias estão sempre sendo implementadas, na verdade, muito mais do que eu poderia imaginar”.

    Bojan entrou na Comunidade com o desejo de suprir uma carência em Belgrado. Ele declarou: “Eu simplesmente queria que a rede ferroviária estivesse presente. Daquele ponto em diante, continuei melhorarando outras informações; já que Belgrado possui um sistema de transporte público ainda em fase de desenvolvimento, há uma necessidade constante de atualização dos dados no aplicativo.” Além de ser um dos líderes de Belgrado, Bojan mapeou Valjevo, sua cidade natal: “Acho natural ser um patriota local, utilizar as oportunidades para contribuir e fazer algo não somente para você mas para todos que vivem na sua região.” O fato de crescer em Valjevo possibilitou que o Bojan tivesse todas as informações necessárias para mapear a cidade: “Eu consegui fazer algo muito útil para a minha comunidade local; porque embora o sistema de transporte público seja simples, se informar sobre ele estava muito longe disso. Não havia uma única fonte de informação. Agora, qualquer informação pode ser acessada facilmente.”

    Bojan é uma pessoa maravilhosamente pró-ativa e está contente por estar no comando da Comunidade do país todo. Ele nos contou como gostou especialmente de cooperar com outros editores da Comunidade, por exemplo, com o Lazar em Nis: “discutimos intensamente diversos assuntos e, no fim, acabamos desenvolvendo um programa para inserir grades horárias extensas que nos economiza muito tempo. Ele já foi usado com sucesso em outro lugar. É algo do qual temos muito orgulho.”

    Bojan se comunica com muitas pessoas da Comunidade sérvia e observa que “as interações entre os participantes fazem dessa uma experiência excelente. Isso motiva todo mundo a sentir que está colaborando.” Além do Lazar em Nis, Bojan também criou um forte laço com muitos editores da Comunidade de Belgrado, incluindo Bogdan, com quem planeja sair pra tomar uma cerveja*. Bojan e outros participantes da Comunidade de Belgrado, como o Nikola, decidiram criar um grupo da Comunidade no Facebook para trocar ideias, socializar e divulgar informações. O plano deles é que o grupo se torne um grupo a nível nacional, fazendo com que a Comunidade Sérvia unida seja ainda mais forte.

    Bojan diz que se considera um cidadão do mundo, já tendo viajado e estudado em vários países diferentes. Esta qualidade fica evidente para nós diariamente; agora mesmo Bojan terminou de traduzir a ferramenta do Editor da Comunidade para o idioma sérvio para o país inteiro. Ele afirma: “Aprendi que ajudar os outros é a melhor coisa que alguém pode fazer. As pequenas coisas que você recebe em troca fazem com que o seu cotidiano seja absolutamente lindo.” Bojan irradia essa energia positiva e para ele fica o nosso ‘muito obrigado’ por esse papel tão ativo em inspirar e aconselhar todos nós.

    (*) Bojan diz que toda a Comunidade de Belgrado está convidada.

    Previous