Back
Moovit

Ajustes em três linhas e nova alimentadora reforçam operação de transporte

March 6, 2024

    Para atender ao fluxo de estudantes da Escola Estadual “Professor Benevenuto Torres”, no Parque Universitário de Viracopos, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) promove ajustes nos horários de operação da linha 128 (Terminal Vida Nova / Terminal Ouro Verde), a partir desta quinta-feira, 7 de março.

     

    A partir das alterações, nos horários de partida dos terminais Vida Nova e Ouro Verde, o horário vespertino da linha foi adiantado para atender a entrada dos alunos, de 12h40 para 12h30, em dias úteis.

     

    A linha 128 circula na região do Ouro Verde, passando pelas avenidas Camucim e Ruy Rodriguez. Ela atende aos terminais Ouro Verde e Vida Nova. No mês de janeiro de 2024, transportou cerca de 600 passageiros, em dias úteis.

     

    O transporte público coletivo recebeu ajustes que reforçaram a operação no eixo do Ouro Verde, entre o final de fevereiro e o início de março. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) criou a linha alimentadora 129 (Vila Park / Terminal Ouro Verde), normalizou a frota em operação da linha 117 (DIC VI) e ajustou a programação horária da linha 118 (Terminal Ouro Verde).

     

    A linha 117, que passou por redução temporária da frota para inspeção e manutenção dos veículos, voltou a contar com 11 ônibus circulando nos picos, em dias úteis, a partir desta sexta (01/03).

     

    Já a linha 118 recebeu ajustes nos primeiros horários, desde o dia 26 de fevereiro, com início da operação às 4h40, atendendo a pedido dos usuários. Ela está circulando com frota de dois veículos e intervalos de 50 minutos nos horários da manhã e da tarde, em dias úteis.

     

    Manutenção nos veículos

     

    A necessidade de retirar veículos da operação provisoriamente para manutenção, que impacta outras linhas municipais, se intensificou por conta dos casos de vandalismo registrados no eixo do Ouro Verde, principalmente na região do Itatinga.

     

    As equipes de fiscalização da Emdec estão acompanhando a operação das linhas impactadas diariamente e acionam veículos reserva nos picos para minimizar os impactos aos usuários. No caso da 117, com o retorno do veículo, o acionamento da frota reserva deixou de ser necessário.

     

    Nova alimentadora

     

    A 129 liga o Residencial Villa Park ao Terminal Ouro Verde, viabilizando a integração gratuita com a linha BRT10 para acessar o Centro com mais agilidade, pelos corredores exclusivos. Ela se junta à linha 136 (Terminal Vida Nova) no atendimento aos bairros Campina Verde e São José; e aos residenciais Villa Park e Bem Morar Felicidade.

     

    Em razão do novo atendimento, a Emdec promove ajustes na operação da linha 136. Ela deixa de atender aos terminais Ouro Verde e Metropolitano; e passa a atender ao Terminal Central.

     

    Para acessar a região do Terminal Metropolitano, os usuários da região do Ouro Verde já contam com a linha 132 (Terminal Vida Nova / Terminal Metropolitano). E, também, poderão optar pela alimentadora 129 e pela integração com as linhas BRT10, no Terminal Ouro Verde, seguida da BRT12 no Terminal Campos Elíseos, que atende à Estação BRT Rodoviária.

     

    A nova alimentadora está circulando com um veículo na frota e intervalos de 40 minutos. Considerando que as linhas 129 e 136 terão trajetos equivalentes até o Terminal Ouro Verde, a região do Campina Verde passa, então, a ser atendida de 20 em 20 minutos pelo transporte público coletivo.

     

    Fonte: Emdec

    Previous