O número de ônibus em operação em Porto Alegre terá aumento a partir desta quinta-feira (23/5), com 90% da frota circulando. A quantidade de viagens supera a tabela especial que estava em vigor, com 75% dos coletivos nas ruas.
A Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana afirma que ainda não é possível ter 100% da operação em virtude da situação das ruas da Capital, já que muitos pontos seguem com bloqueios ou estão intransitáveis.
A expectativa é de que o número de viagens passe das atuais 9,6 mil para 11 mil. Em um cenário normal, são realizadas 13 mil diariamente.
Avaliações diárias estão sendo feitas pela equipe da Secretária de Mobilidade Urbana e pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), reforçando linhas que apresentam maior demanda da população.
Para quem está com dúvidas sobre o funcionamento das linhas e os itinerários, poderá esclarecer através do 156+POA, telefone 156 e 118 do Atendimento ao Cidadão. As informações são atualizadas, em tempo real, com os mapas dos desvios, pelo perfil @EPTC_POA na rede X (o antigo Twitter) e no Threads.
Muitas linhas sofreram alterações nos pontos de embarque e desembarque, especialmente nas áreas mais afetadas, como o Centro Histórico, o 4° Distrito e a Cidade Baixa.
Terminais no Centro poderão voltar a operar de 10 a 15 dias
Segundo a prefeitura, avaliações estão sendo feitas nos terminais que ficavam no entorno do Mercado Público, como o caso do terminal Parobé e o Pop Center. A projeção é de que a operação possa voltar nestes pontos em um período de 10 a 15 dias.
Fonte: GZH e Prefeitura de Porto Alegre