O transporte público em Porto Alegre acompanha a retomada das atividades e já atinge 94% de oferta de viagens em relação ao período anterior ao evento climático. A demanda de passageiros também acompanhou este movimento e passou de 80%, do último balanço no dia 5, para 86% do volume de usuários transportados antes da enchente.
Todos os terminais de ônibus alagados no Centro Histórico já voltaram à operação normal. E somente oito linhas seguem desativadas temporariamente, todas em áreas ainda comprometidas pela enchente: duas circulares da madrugada, duas linhas alimentadoras do bairro Anchieta e outras duas da região do aeroporto e do Humaitá com suas respectivas derivações.
A Secretaria de Mobilidade Urbana e a Empresa Pública de Transporte e Circulação EPTC realizam uma análise diária da operação para reforçar as linhas que apresentam maior demanda e assim adequar às necessidades dos usuários. Devido ao comprometimento da malha viária nas áreas ainda impactadas com o alagamento, sobretudo nas regiões mais afetadas como os bairros Anchieta, Humaitá, 4º Distrito e região das ilhas, algumas linhas ainda sofrem desvios e mudanças para não deixar a população sem atendimento.
Linhas desativadas temporariamente:
C5 – Circular 4º Distrito/Moinhos de Vento
M21 – Corujão Baltazar/Assis Brasil
A135 – Alimentadora Elisabeth/Sarandi/Triângulo
A60 – Alim. Triângulo/Assis Brasil/Fiergs até F. Ferrari
704.1 – Humaitá/A.J.Renner/Dona Teodora
704.2 – Humaitá/Ernesto Neugebauer
705.2 – Aeroporto/Ceasa
705.3 – Aeroporto/Ceasa/Fecomércio
Fonte: Prefeitura de Porto Alegre