O cartão para pessoas com mobilidade reduzida não aparente possibilita o embarque e desembarque do passageiro pela porta da frente, dentro ou fora dos terminais de integração, e o embarque prioritário quando for comprovada a restrição de passagem pela catraca.
Mobilidade reduzida não aparente são aquelas que não são possíveis de identificar em um primeiro contato visual como cânceres, malformações vasculares, visibilidade reduzida e fibromialgia. Por causa dessa dificuldade de percepção, muitas vezes as pessoas sofrem preconceito ao exercerem seus direitos, como usar uma fila preferencial ou estacionar em uma vaga para pessoas com deficiência.
Como solicitar
Para solicitar o benefício, o usuário deve dirigir-se à sede da Etufor, mediante agendamento online, com os documentos (RG, CPF, comprovante de endereço e laudo médico da mobilidade reduzida não-aparente) e será realizada análise para saber se o solicitante atende aos critérios estabelecidos. Após essa fase, será realizada a captura biométrica da foto do usuário, para permitir o uso exclusivo do beneficiário e evitar fraudes.
A fibromialgia, doença crônica reumática que afeta a musculatura, aparece como principal motivação para a procura do cartão de embarque especial, seguido do câncer de mama e da lombalgia, dor intensa na região da lombar. Entretanto, portadores de qualquer doença que reduza a mobilidade, desde que atestado por laudo médico, podem solicitar o documento.]
Boas viagens!
Fonte: Prefeitura de Fortaleza