BRT
O BRT Rio reafirma a vocação como melhor opção de transportes para grandes eventos da cidade e garante 24 horas de serviços ininterruptos durante o Rock in Rio. O público poderá contar com três linhas especiais, além dos serviços regulares nos três corredores do sistema (Transoeste, Transcarioca e Transolímpica). Duas linhas diretas sairão dos terminais Jardim Oceânico e Alvorada para o Terminal Centro Olímpico, o mais próximo do festival. Para a volta, além desses dois serviços, os passageiros contarão ainda com uma terceira linha expressa que sairá da Estação Morro do Outeiro em direção ao Terminal Paulo da Portela, em Madureira.
Quem preferir usar as linhas habituais do sistema, deve evitar o desembarque na Estação Rio 2 e dar preferência aos serviços que passem pelo Terminal Centro Olímpico. Somente neste terminal será possível validar o cartão RioCard Mais em troca da pulseira que garante o retorno mais rápido de BRT. E, se além do BRT, o passageiro precisar embarcar ainda no metrô, trem ou linhas de ônibus convencional, lembramos que o RioCard Mais deve ser recarregado antecipadamente para evitar filas.
Mudanças nas estações
Assim como nas edições anteriores, nos dias de festival, a Estação Rio 2 ficará fechada entre meia-noite e 5h e a Estação Parque Olímpico só estará aberta entre 5h e 11h.
Vale lembrar que a operação do BRT para o evento não acarreta alterações nas linhas usadas diariamente pelos passageiros. No site brt.rio, é possível tirar todas as dúvidas e acessar a lista dos serviços, estações e horários de todo sistema.
Conheça os serviços especiais:
Ida e volta, das 12h às 5h
- 90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio/Direto)
- 92 (Alvorada x Rock in Rio/Direto)
Somente volta, das 0h às 5h
- 93 (Rock in Rio x Madureira, via Curicica/Expresso)
Essa linha sairá da estação Morro do Outeiro, que é interligada ao Terminal Centro Olímpico por passagem subterrânea, e fará paradas nas estações Curicica, Santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho e Terminal Paulo da Portela (Madureira).
Todas as informações sobre a operação especial durante os dias do festival estão no site do BRT. Lá, o passageiro encontra uma área exclusiva com mapa das linhas, dicas sobre como chegar partindo de diferentes regiões da cidade e principais mudanças nas estações. Nossa equipe também está a postos em nossas redes sociais (Facebook e Twitter) para esclarecer qualquer dúvida.
MetrôRio
O MetrôRio, empresa do grupo Invepar, montou uma operação especial para atender o público que for ao Rock in Rio. Em todos os dias do festival (27, 28, 29 de setembro e 3, 4, 5 e 6 de outubro), a estação Jardim Oceânico, que faz integração com o BRT, ficará aberta 24 horas para embarque e desembarque. As demais estações do sistema funcionarão durante a madrugada, mas somente para desembarque.
A operação especial para o Rock in Rio também contará com reforço de trens para a ida e volta dos shows. Além disso, haverá aumento de segurança e de atendentes nas estações e a presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes.
Durante toda a operação especial para o festival, será permitido o embarque com o cartão Giro, cartões unitários do MetrôRio, pagamento por aproximação (NFC) e também com os cartões RioCard. O valor da passagem unitária é R$ 4,60. Porém, para acessar a integração com o BRT, o cliente deverá ter em mãos um cartão RioCard carregado com saldo suficiente para a ida e volta, já que os cartões Giro e MetrôRio e o pagamento por aproximação são aceitos apenas no metrô. O MetrôRio recomenda que os clientes comprem e recarreguem seu cartão Giro com antecedência, para facilitar a entrada no sistema.
“Para o conforto do cliente que vai ao Rock in Rio, nossa orientação é que ele compre ou recarregue o cartão com antecedência. O valor da tarifa é o mesmo dos outros dias da semana. Montamos um esquema com reforço de trens para ida e volta dos shows. Além disso, haverá aumento de segurança e de atendentes nas estações e a presença de orientadores de fluxo para tirar dúvidas dos clientes”, explicou o diretor de Operações do MetrôRio, Daniel Habib.
Transferências entre linhas
Na operação especial, as linhas 1 e 4 funcionarão regularmente, de Uruguai até Jardim Oceânico. A Linha 2 terá transferência para a Linha 1 em todas as estações do trecho compartilhado (Botafogo-Central) durante o horário regular dos dias úteis do festival (27/9, 03 e 04/10). Já entre 0h e 5h, após a operação regular, a transferência será feita em Estácio. Já nos sábados e domingos (28, 29/9, 05 e 06/10), a baldeação no Estácio será obrigatória durante toda a operação.
Avisos sonoros com estrelas do rock
A estrelas brasileiras do Rock in Rio gravaram chamadas das estações do MetrôRio. Anitta, Iza, Ludmilla, Karol Conka, Alcione, Anavitória, Buchecha, Fernanda Abreu, Melim e Projota fizeram gravações anunciando os nomes de 10 estações. Nos avisos sonoros, os músicos se apresentam, dizem os dias em que vão cantar no festival e as mensagens do metrô, inclusive a tradicional “Próxima estação…”. A ação é uma parceria com o Rock in Rio e será realizada até o fim do festival.
Fonte: Consórcio BRT e MetrôRio
Compartilhe agora com seus amigos! 😉