O que você faria para sair da rotina? O Secretario de Transporte e Mobilidade, Valter Casimiro encabeçou a campanha #VimdeBikeSemob para o Dia Nacional do Ciclista (19). Ele pedalou pela manhã 13 km em 25 minutos. O percurso foi do Lago Norte até o Palácio do Buriti.
Secretário de Mobilidade Valter Casimiro. / Foto: ASCOM/SEMOB
“Essa campanha tem a missão de fazer a sociedade pensar a importância do uso da bike. Este é um dia para as pessoas deixarem o carro em casa, e usar a bicicleta como transporte. Além de desafogar o trânsito é uma boa oportunidade para começar um hábito saudável”, afirma o Secretário.
Moradores de várias regiões do DF seguiram essa ideia e utilizaram as redes sociais para publicar fotos com a #vimdebikesemob. O morador do Sudoeste, Leo Sodré (44) é ciclista há 10 anos, ele vai ao trabalho todos os dias de bicicleta.
Léo Sodre. / Foto: ASCOM/SEMOB
“Eu aproveito a saída para o trabalho para pedalar. Encaro o meu trajeto como passeio, contemplo a paisagem, as pessoas, percebo melhor a cidade. Acho divertido! Além de chegar mais rápido ao meu destino. Esse hábito já entrou na minha rotina, e não pretendo deixá-lo. Vou ficar velhinho pedalando”, avalia o servidor.
No Distrito Federal, os habitantes realizam um total de 5.237.720 viagens por dia útil, considerando todos os modos de transporte e todos os motivos de viagem. Dentro desta estatística, 1.44 milhões (27.6%) por modos ativos, dos quais 1.35 milhões correspondem ao modo a pé e 90 mil, ao modo bicicleta. Os dados são de 2016 do Plano de Desenvolvimento do Transporte Público sobre Trilhos do DF (PDTT-DF).
“Essa data é importante para rememorar a divisão do espaço público e dos modos de transporte. É um dia reflexivo para levantarmos a pauta do ciclista, e propor a humanização do trânsito. A rua é o local mais democrático de convivência, luta e resistência para que os modos ativos sejam incorporados no consciente de uma vida mais saudável”, avalia Adriana Souza, coordenadora de Mobilidade Ativa da SEMOB.
O Dia Nacional do Ciclista foi celebrado em 19 de agosto e homenageia o biólogo Pedro Davison, que morreu atropelado em 2006, em Brasília, aos 25 anos de idade, enquanto pedalava no Eixão Sul, via expressa da capital federal, que é fechada ao tráfego de veículos aos domingos. A data entrou no calendário oficial do país. O objetivo é estimular o uso da bicicleta, a cidadania e a mobilidade sustentável e plural, além de criar novas oportunidades para promover a educação para a paz no trânsito.
Passeio ciclístico em Planaltina
No domingo (18), o Secretário Valter Casimiro participou de um passeio ciclístico em comemoração ao aniversário de 160 anos da cidade de Planaltina. A pedalada teve início às 8h e os ciclistas fizeram o percurso do Centro Olímpico à Pedra Fundamental e de lá retornaram ao ponto de partida. Além do passeio ciclístico, a comemoração também contou com o tradicional corte de bolo, um costelão, uma cavalgada e um campeonato de skate.
Fonte: Semob
Compartilhe agora com seus amigos! 😉