O Rio de Janeiro já está em clima de carnaval — e não é diferente no transporte público. Confira abaixo como será a operação por operador para você não ficar na pista.
Dê preferência ao transporte público para circular durante o Carnaval. Hidrate-se, respeite as pessoas e divirta-se!
MetrôRio
Os trens do MetrôRio vão circular por 24 horas nos dias de carnaval, a partir das 5h de sexta-feira (09/02) até meia-noite de terça-feira (13/02). Na terça-feira, no entanto, haverá extensão de horário de embarque nas estações Central do Brasil/Centro e Praça Onze até 1h por conta dos desfiles das Escolas de Samba Mirins.
A linha 2 vai operar entre Pavuna e General Osório/Ipanema, e as linhas 1 e 4 seguirão o trajeto Uruguai-Jardim Oceânico/Barra da Tijuca. A transferência entre as linhas 1 e 2 poderá ser feita no trecho entre as estações Central do Brasil/Centro e General Osório/Ipanema. No sábado de Desfile das Campeãs (17/02), o metrô volta a funcionar na madrugada até as 23h de domingo (18/02).
Para chegar no Sambódromo: Quem tiver ingresso para os setores do lado ímpar da Sapucaí ou for desfilar nas escolas que se concentram perto do edifício “Balança Mas Não Cai” ou ao Terreirão do Samba devem desembarcar na estação Central do Brasil/Centro. Já a estação Praça Onze é a mais próxima para os clientes com ingressos para os setores pares ou que irão sair nas escolas que se concentram ao lado do edifício dos Correios.
Estações do Centro: As estações Uruguaiana/Centro, Carioca/Centro e Cinelândia/Centro terão funcionamento especial e contarão com estruturas de contenção para direcionar o público. A concessionária recomenda o uso da estação Carioca/Centro, que abrirá para embarque apenas pelo Largo da Carioca, onde haverá uma bilheteria externa especial. Já o desembarque para os clientes que vão sentido Zona Sul será pelo acesso C (Convento); e para quem seguir sentido Zona Norte, no acesso A (Rio Branco).
A estação Cinelândia/Centro terá horário de funcionamento diferenciado, das 7h às 20h. O único ponto de embarque será o acesso E (Presidente Wilson), e só poderá embarcar quem possuir cartão pré-adquirido. Já o desembarque será pelo acesso D (Odeon), ao longo da operação. Os demais acessos da estação permanecerão fechados no carnaval. Na estação Uruguaiana/Centro, apenas o acesso D (Presidente Vargas) ficará aberto para embarque e desembarque durante todo o fim de semana. A estação Saara/Presidente Vargas não abrirá.
Estações da Zona Sul: A estação General Osório/Ipanema também contará com bilheteria externa especial no acesso A (Praça General Osório). Já a estação Nossa Senhora da Paz/Ipanema terá esquema especial, com embarque das 18h às 5h, somente com cartão pré-adquirido. A estação Catete não funcionará.
Linhas do Metrô na Superfície: Os ônibus vão operar das 5h às 23h30, na sexta-feira, sábado e segunda-feira (09, 10 e 12/02). Já no domingo e na terça-feira (11 e 13/02), o funcionamento será das 7h às 22h30. Devido aos blocos, desvios podem ocorrer ao longo do trajeto.
SuperVia
De sexta-feira até quarta-feira de cinzas, a SuperVia vai reforçar a operação dos trens com viagens extras ao longo do dia e nas madrugadas para os ramais Japeri e Santa Cruz (atenderão também as estações do ramal Deodoro) e Saracuruna. A estação Central do Brasil ficará aberta continuamente durante o carnaval. Na operação das madrugadas, todas as outras estações funcionarão somente para desembarque de passageiros.
No sábado, a SuperVia seguirá a grade de sábado, com trens extras nos ramais Japeri e Santa Cruz. Para domingo, segunda e terça de carnaval, a operadora seguirá a grade horária de feriados, com reforço nos trens dos ramais Japeri, Santa Cruz e Saracuruna. Na quarta, a operação será de sábados. Mais informações, incluindo os quadros de horários, estão disponíveis na página da SuperVia.
BRT
Ao longo do Carnaval o BRT vai operar com a grade horária de sábado. A linha 14 terá uma operação diferenciada, funcionando na segunda e na quarta-feira. Na quarta-feira de cinzas todas as linhas vão operar com horário de dia útil.
Intendente Magalhães: as estações Pinto Teles e Campinho terão operação diferenciada nos dias do Carnaval da Intendente Magalhães. No domingo (11) e sexta (16) a estação vai funcionar de 4h às 21h. Na quarta (14) o funcionamento será de 9h às 0h. Nos demais dias as estações vão funcionar de 9h às 21h. Após o fechamento, passageiros poderão utilizar o Terminal Paulo da Portela ou a estação Madureira Manaceia.
VLT Carioca
O VLT Carioca terá operação especial nos dias de maior movimento de foliões no Centro. No sábado (10/2) as Linhas 1 (Santos Dumont x Praia Formosa) e 2 (Praça XV x Praia Formosa) terão o início de circulação antecipado: os trens passarão a circular a partir das 5h. Outra novidade é que a Linha 2 fará serviço provisório (Praia Formosa x Colombo), das 5h às 13h, já que há programação de blocos impede a circulação dos trens.
No domingo (11/02) e na segunda (12/02) todas as linhas irão circular em horário e trajetos normais. Na terça (13/2), a Linha 2 irá operar das 6h às 13h com serviço provisório (Praia Formosa x Colombo). Após esse horário, a circulação seguirá normal (Praia Formosa x Praça XV). E, na quarta-feira de Cinzas (14/2), a circulação do bonde elétrico seguirá com os trajetos normais e com intervalos médios de 15 minutos, como nos fins de semana.
CCR Barcas
Na segunda-feira (12/02), a linha Arariboia da CCR Barcas vai funcionar com a grade de sábados, com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30, no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h30, no trajeto Rio-Niterói. Na quarta-feira (14/02), será praticada a grade de domingos e feriados, com viagens de hora em hora.
A linha Paquetá funcionará com a grade de fins de semana e feriados na segunda (12/02). Já na Quarta-Feira de Cinzas (14/02), será praticada a grade regular de dias úteis. Nos três dias de carnaval (12/02, 13/02 e 14/02), não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá.
Na terça-feira (13/02), em virtude do feriado, será praticada a grade de domingos e feriados em todas as linhas.
Ônibus
Diversas linhas de ônibus terão desvios e alterações por conta dos blocos. Planeje seu trajeto e saia de casa com antecedência. Atenção especial para as linhas de ônibus que passam próximo ao Sambódromo.
Semelhante aos anos anteriores, todas as linhas de ônibus provenientes das Zonas Norte e Oeste com destino Centro e Zona Sul que trafegam pela Avenida Presidente Vargas, farão desvio pela Rua Itapiru, no Rio Comprido.
As linhas provenientes da Zona Sul e Centro, com destino à Tijuca, Zona Norte e Av. Brasil, que trafegam pela Rua Frei Caneca, farão desvio pela Praça da República e devem seguir pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.
Fonte: Prefeitura do Rio e Operadores de Transporte Público