Back

Combate ao Covid-19: Segurança e Acessibilidade no Transporte Público

June 4, 2020

    Para evitar contatos físicos e reduzir o risco de contágio durante a pandemia de Covid-19, a CBTU-BH passou a adotar o uso da cadeira de rodas para o transporte de pessoas com deficiência visual ou com baixa visão, nas 19 estações. A medida, que já vem sendo adotada também pelo Metrô de São Paulo, tem como objetivo aprimorar os procedimentos operacionais e atender às recomendações dos órgãos de saúde, garantindo mais segurança e proteção tanto às pessoas que dependem de ajuda para se locomover pelas dependências do metrô, quanto aos funcionários responsáveis pelo acompanhamento.

    O empregado deve usar álcool em gel nas suas mãos, antes mesmo de iniciar o procedimento e a cadeira de rodas usada para o transporte deverá ser higienizada, pelos colaboradores da limpeza, de forma individual e imediatamente após cada utilização.

    O procedimento padrão adotado pelo Metrô previa que, para garantir a segurança do usuário com deficiência visual, um empregado deveria receber e acompanhar o passageiro até o primeiro carro do trem. A adoção do novo método garante o acompanhamento necessário, ao mesmo tempo que minimiza a possibilidade de contágio e estabelece procedimentos mais seguros para a prestação dos serviços.

    A fim de garantir o atendimento, caso o usuário não se sinta à vontade com o novo procedimento, empregados da CBTU deverão solicitar ao passageiro que utilize o álcool em gel e faça a higienização de suas mãos e do antebraço, antes mesmo de iniciar o acompanhamento.

    Vale lembrar, ainda, que segue obrigatório o uso de máscaras no Metrô, conforme determina o Decreto Municipal 17.322/20, para todos os públicos.

    Fonte: CBTU

    Previous