Back

Como será o transporte público no Carnaval do Rio

February 16, 2023

    O Carnaval do Rio de Janeiro volta com tudo em 2023. Nos dias de festa, a folia se espalha por toda a cidade. Alguns pontos, porém, têm concentrações maiores, como a Marquês de Sapucaí, o Centro e a Intendente Magalhães. A Prefeitura do Rio apresentou seu plano de operações para 2023. Separamos aqui os destaques sobre o transporte público no Carnaval, para que você só se preocupe só em se divertir. Não deixe de acompanhar também pelo app do Moovit.

     

    As linhas de ônibus sofrerão modificações nos itinerários que passam por áreas interditadas (veja mais detalhes a seguir). Metrô e Supervia funcionarão durante a madrugada. Veja como o transporte público vai operar nos dias de desfile:

     

    Ônibus

     

    Sambódromo: dias 17, 18, 19, 20 e 21; 25 e 26 de fevereiro

     

    Como nos anos anteriores, todas as linhas de ônibus das Zonas Norte e Oeste para o Centro e Zona Sul farão desvio pelo Rio Comprido. As linhas provenientes da Zona Sul circularão pela pista lateral da Avenida Presidente Vargas, sentido Praça da Bandeira.

     

    BRT

     

    A MOBI-Rio informa que as pessoas que quiserem se deslocar para os desfiles da Nova Intendente via BRT deverão utilizar as estações Campinho ou Pinto Teles para a chegada ao evento. O retorno deverá ser realizado pelo Terminal Paulo da Portela.

     

    Funcionamento durante os dias de desfile:

     

    Estações Campinho e Pinto Teles – 9h às 21h

    Demais Terminais e Estações – 4h à 0h

     

    Programação da operação para os dias de carnaval:

     

    Sábado (18/2) – planejamento normal de sábado

    Domingo (19/2) – planejamento de sábado

    Segunda (20/2) – planejamento de sábado, com reforço dos serviços eventuais SE001 (Alvorada x Santa Cruz) e SE003 (Alvorada x Pingo D’Água)

    Terça (21/2) – planejamento de sábado.

    Quarta (22/2) –  planejamento dos dias úteis.

     

    Supervia

     

    Nova Intendente:

     

    As estações de trem de Madureira e de Cascadura poderão ser utilizadas para chegada ao local de desfile do Carnaval da Nova Intendente. Segundo a Supervia, as estações funcionarão nos seguintes horários:

     

    Sambódromo

     

    Estação Central do Brasil não fecha desde sexta de manhã (17/2) até terça de noite (21/2 – 20h30) – Funcionamento 24 horas

    Trens extras para Japeri e Santa Cruz durante a madrugada e para Saracuruna no início do dia, partindo de Central do Brasil

    Demais estações abertas apenas para desembarque

    17/2 (Sexta-feira) – Grade regular de dias úteis.

    18/2 e 25/2 (Sábado) – Grade regular de sábado.

    19/2 (domingo), 20/2 (segunda-feira), 21/2 (terça-feira), 26/2 (domingo) – Grade regular de domingo.

     

    VLT

    A circulação dos trens será mantida normalmente até que sejam identificadas aglomerações de pessoas na via pública que possam impactar a operação ou a segurança de usuários e pedestres. Tão logo haja dispersão da multidão, a operação será imediatamente retomada.

     

    Barcas

    A CCR Barcas vai operar com grade especial na segunda-feira de Carnaval (20/02) e na quarta-feira de Cinzas (22/02). Na linha Arariboia, será praticada a grade de sábados, com viagens a cada 30 minutos, das 5h30 às 23h30, no sentido Niterói-Rio, e das 6h às 23h30, no trajeto Rio-Niterói.

    Nesses dias (20 e 22/02), não haverá operação nas linhas Charitas e Cocotá. Já as linhas Paquetá e da Divisão Sul funcionarão com grade regular de dias úteis.

    Vale ressaltar que, na terça-feira de Carnaval (21/02), a concessionária irá operar com a grade de domingos e feriados nas linhas Arariboia, com viagens a cada 60 minutos, e Paquetá. Nesse dia, as linhas Charitas e Cocotá não funcionarão.

     

    MetrôRio

     

    Metrô – Linhas 1, 2 e 4

    De sexta (17/2) a terça-feira (21/2): funcionamento 24 horas, sem interrupção, a partir das 5h de sexta-feira (17/2) até meia-noite de terça-feira (21/2)

    Quarta-feira (22/2): funcionamento normal, 5h à meia-noite.

     

    Desfile das Campeãs: serviço sem interrupção, a partir das 5h de sábado (25/2) até as 23h de domingo (26/2)

     

    Estações indicadas para acesso à Sapucaí

    Setores pares: Praça Onze

    Setores ímpares: Central do Brasil

     

    Sambódromo – Interdições

     

    Nos dias 17, 18, 19, 20 e 25, o Sambódromo da Marquês de Sapucaí recebe os desfiles das Escolas de Samba da Série A, do Grupo Especial e das Escolas Mirins, totalizando 43 agremiações. Estas agremiações são representadas pela Liga Independente das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Liesa), Liga das Escolas de Samba do Rio de Janeiro (Lierj) e Associação das Escolas de Samba Mirins do Rio de Janeiro (Aesm-Rio).

     

    Sexta (17/2)

    0h: Av. Pres. Vargas para movimentação de carros alegóricos;

    11h: Rua Benedito Hipólito;

    15h: Entorno imediato ao sambódromo;

    17h: Av. Pres. Vargas, sent. Candelária + Rua Carmo Neto + Rua de Santana;

    19h30 – Fechamento TOTAL: Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março, sent. Zona Sul.

     

    Sábado (18/2)

    9h: Liberação da Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março + Av. Pres. Vargas, pista central, sent. Candelária;

    17h: Av. Pres. Vargas, sent. Candelária;

    19h – Fechamento TOTAL: Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março, sent. Zona Sul.

     

    Domingo (19/2) e segunda-feira (20/2)

    9h: Liberação da Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março;

    19h – Fechamento TOTAL: Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março, sent. Zona Sul.

     

    Terça-feira (21/2)

    9h: Liberação da Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março + Rua de Santana + Rua Carmo Neto;

    16h: Rua Carmo Neto + Rua Júlio do Carmo.

     

    Quarta-feira (22/2)

    5h -Todo o fluxo liberado.

     

    Sábado (25/2)

    0h: Av. Pres. Vargas para movimentação de carros alegóricos + Entorno imediato ao sambódromo;

    14h: Av. Salvador de Sá + Rua Carmo Neto + Av. Pres. Vargas, sent. Candelária;

    17h: Av. Pres. Vargas, sent. Candelária + Rua Carmo Neto + Rua de Santana;

    19h – Fechamento TOTAL: Rua Frei Caneca + Av. 31 de Março, sent. Zona Sul + Rua de Santana.

     

    Domingo (26/2)

    12h -Todo o fluxo liberado

     

    Nova Intendente

     

    Endereço histórico do Carnaval carioca, os tradicionais desfiles na Estrada Intendente Magalhães, na Vila Valqueire, a partir deste ano serão em um novo ponto. Para abrigar, em quatro noites de desfiles das escolas do Grupo B e das Séries Prata e Bronze (antigos grupos de acesso C, D e E), a festa da Intendente foi transferida para a Avenida Ernani Cardoso, em Cascadura, mais ampla e com infraestrutura para abrigar o público e para a mobilização do staff e dos carros alegóricos.

    Os desfiles na Nova Intendente, que servem de base para a Série Ouro e para o Grupo Especial, acontecem na segunda-feira (20) e na terça-feira (21), a partir das 18h; e na sexta-feira (24), no sábado (25) e no domingo (26), a partir das 20h. Este ano, os desfiles devem reunir, aproximadamente, 200 mil pessoas, entre passistas, ritmistas, pessoal de apoio e público em geral. Serão cinco dias de muita música e samba no pé, com entrada gratuita.

    A principal alteração é a utilização da Av. Ernani Cardoso como área de desfile, já que em anos anteriores era utilizada apenas como área de concentração. Além dos dias de desfiles, para as ações para montagem das estruturas será necessária a interdição da Av. Ernani Cardoso nos dias e horários a seguir:

     

    Interdição total da Av. Ernani Cardoso no trecho entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Padre Manso: Na quinta-feira (16/02) e na sexta-feira (17/02) das 22h às 5h

     

    De sábado (18/02) até quarta-feira (22/02) – das 12h de sábado até às 7h de quarta

    Na quarta-feira (22/02) e na quinta-feira (23/02) a interdição será parcial, permanecendo com 2 faixas liberadas para circulação dos veículos das 7h de quarta às 22h de quinta

    Na quinta-feira (23/02) a partir de 22h será feita nova interdição total, permanecendo assim até às 5h de segunda-feira (27/02)

     

    Já a Estrada Intendente Magalhães será interditada nos mesmos trechos que eram utilizados para os desfiles nos anos anteriores.

    No Sentido Campinho, a interdição será no trecho entre a Rua Anália Franco e a Rua Domingos Lopes, nos seguintes dias e horários:

     

    Domingo (19/02), segunda-feira (20/02), terça-feira (21/02), sexta-feira (24/02) e Sábado (25/02) – das 16h às 7h

    Domingo (26/02) – das 16h às 5h

     

    No sentido Vila Valqueire, a interdição será no trecho entre a Rua Domingos Lopes e a Rua Pereira de Figueiredo

     

    Domingo (19/02), segunda (20/02),  terça (21/02), sexta (24/02) e sábado (25/02)  – das 19h às 7h

    Domingo (26/02) – das 19h às 5h

     

    Com a interdição da Av. Ernani Cardoso, a rota de desvio em direção ao Méier / Centro é a seguir pelo Viaduto Negrão de Lima e a Rua Carolina Machado. Em função da quantidade de bloqueios viários é recomendado aos motoristas que evitem circular pela região nos dias dos eventos, buscando trajetos alternativos para seus deslocamentos. Sinalização de orientação está sendo instalada na região e equipes de operadores de tráfego estarão posicionados em diversos pontos para orientar motoristas e pedestres.

     

    Blocos de Rua

     

    As ruas do Rio  este ano terão o maior esquema operacional já produzido até hoje para o Carnaval. O público estimado de foliões nas ruas da cidade para este ano é de cinco milhões de pessoas.

     

    Este ano, 613 blocos pediram autorização para desfilar. Entre os ajustes realizados pela Prefeitura na logística da festa, estão a redução dos desfiles da Zona Sul, que foram remanejados para outros pontos da cidade, resultando num número menor do que em 2020. Naquele ano, foram 110, e agora serão 94 desfiles pela região.

     

    Fonte: Prefeitura do Rio de Janeiro, CCR Barcas

    Previous