Back

Concessionárias realizam ações contra disseminação do Coronavírus

April 16, 2020

    BRT

    Os terminais Alvorada e Jardim Oceânico do BRT do Rio de Janeiro estão oferecendo álcool em gel para os passageiros, permitindo a higienização das mãos e diminuindo o risco de contágio pelo novo coronavírus.

    A medida, adotada em parceria com a Prefeitura Municipal, começou a funcionar no dia 13 de abril e deve durar cerca de dois meses. De acordo com o BRT Rio, a previsão é de que 6,4 milhões de doses de álcool em gel sejam utilizadas pelos passageiros até o encerramento da campanha.

    Foram instalados oito totens com o produto no Terminal Alvorada e três no Jardim Oceânico, como parte da Campanha Rio contra o Corona. O abastecimento dos totens acontece duas vezes ao dia e a utilização do produto pelos usuários se dá colocando a mão sob o recipiente para que uma dose seja liberada para uso.

    VLT Carioca

    A prevenção segue sendo uma preocupação constante no VLT. Paradas e estações de maior fluxo do sistema passaram por processo de desinfecção ao longo da semana. O procedimento realizado por profissionais das Forças Armadas contou com o apoio e acompanhamento da equipe de Manutenção e foi realizado nas paradas Museus, Cristiano Ottoni e Carioca, além das estações Central e Praça XV.

    Nesta quinta (16), o ministro da Defesa, general Fernando Azevedo e Silva, acompanhou a ação ao lado do general Julio Cesar Arruda, do Comando Militar do Leste. Durante o processo, é aplicada uma solução para a higienização de espaços como as plataformas, bancos e terminais de compra e recarga. Os locais ficam temporariamente indisponíveis para embarque e desembarque, mas são liberados em até 1 hora.

    MetrôRio

    O MetrôRio, prorrogou a suspensão do atendimento presencial do Posto de Gratuidades, localizado na estação Central, e do Espaço do Cliente, na estação Carioca. A medida estará em vigor até o dia 30 de abril, obedecendo o prazo estabelecido pelo decreto estadual nº 47.027, de 13 de abril, de enfrentamento ao coronavírus.

    Nesse período, idosos e pessoas com deficiência poderão acessar o sistema com documento de identificação com foto, no caso de idosos, e a documentação de comprovação de deficiência, nos demais casos. Basta apresentá-los aos funcionários da concessionária nas catracas destinadas à gratuidade em todas as estações. A liberação não se estende aos estudantes, pois as atividades escolares nas redes municipal e estadual de ensino estão suspensas.

    A interrupção do atendimento presencial no Posto de Gratuidade visa reduzir a necessidade de deslocamentos de idosos, que estão entre os principais grupos de risco de contágio da doença, somente para quando for necessário.

    Já em relação ao Espaço do Cliente, o MetrôRio continuará recebendo e catalogando os produtos perdidos nas composições e estações, que poderão serão ser resgatados pelos proprietários após o retorno das atividades presenciais. Os atendimentos pelo site do MetrôRio continuam funcionando normalmente.

    Funcionamento do MetrôRio
    A operação do MetrôRio segue normal, com funcionamento regular da operação das linhas 1, 2 e 4. Contudo, 49 acessos menos movimentados de algumas estações estão fechados. Nas estações afetadas, os clientes poderão usar as outras entradas existentes, e aqueles com alguma dificuldade de locomoção continuam contando com infraestrutura de acessibilidade nos acessos que permanecem abertos.

    A concessionária vem seguindo as normas e recomendações dos órgãos de saúde dos governos federal e estadual e também as diretrizes da Secretaria de Estado de Transportes.

    Fonte: Consórcio BRT, VLT Carioca e MetrôRio

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous