Atualizado em: 19/03 às 09h40.
Se aplica a: São Paulo e ABC Paulista
De acordo com decisões do Governo do Estado de São Paulo, São Paulo Transportes (SPTrans) e o Consórcio Intermunicipal Grande ABC, foram definidas restrições, alterações e recomendações (abaixo relacionadas) que impactam a mobilidade na região metropolitana de São Paulo, com o objetivo de conter a disseminação do novo coronavírus COVID-19.
Saiba mais sobre o COVID-19 em coronavirus.saude.gov.br.
Interrupção do Transporte Municipal na Região Metropolitana (exceto São Paulo)
Todas as viagens de ônibus regulares, fretamentos e complementares (vans) nas cidades do Consórcio Intermunicipal Grande ABC serão encerradas gradativamente até o dia 28/03 (sexta-feira) e estão proibidas a partir do dia 29/03 (sábado). O consórcio corresponde às seguintes cidades:
Santo André
São Caetano
São Bernardo
Diadema
Mauá
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
ℹ Viagens de ônibus dentro do município de São Paulo (sistema SPTrans) estão operando normalmente. Até o fechamento deste artigo, não há alterações na programação do sistema SPTrans.
Metrô e CPTM
Segundo a Companhia do Metropolitano de São Paulo (Metrô) e Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), a operação de todas as linhas estão normais, sem redução ou alterações.
Trens turísticos do Expresso Turístico estão suspensos por tempo indeterminado. Todos os bilhetes serão restituídos. Para mais informações, acesse: http://cptm.sp.gov.br/
Ônibus Interestaduais e Aeroportos
Até o fechamento deste artigo, não havia determinações e proibições da circulação de ônibus interestaduais ou restrições de vôo. A ARTESP (órgão que controla as viagens intermunicipais para fora da região metropolitana) autorizou as empresas a reduzirem em até ⅓ o número de viagens. Consulte a sua transportadora para possíveis cancelamentos ou remarcações.