Back
Moovit

Curitiba ganha duas novas linhas de ônibus

December 18, 2023

    A Urbanização de Curitiba (Urbs) colocou em operação, na segunda-feira (18/12), a linha 723-Emilio Romani, que vai atender funcionários de empresas da Cidade Industrial de Curitiba (CIC). A nova linha era um pedido dos trabalhadores da região, que passam a ter ponto próximo do local de trabalho e mais segurança para se deslocar. A previsão é atender 1,2 mil pessoas por dia.

    Com 11,9 quilômetros de extensão no trajeto de ida e volta, a linha 723 vai funcionar nos dias úteis, com tempo de viagem de 35 minutos. Serão beneficiados diretamente funcionários de cinco empresas: Biotrop, Metalfim, Oregon, Manuli-Fitasa e Total Química.

    A linha 723 realiza itinerário pelas ruas Pedro Gusso, Des. Cid Campelo, Vicente Micheloto, Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, Cyro Correia Pereira, Emílio Romani e Paul Garfunkel, sentido bairro; e pelas ruas Paul Garfunkel, Av. Juscelino Kubitschek de Oliveira, Vicente Micheloto, José Rodrigues Pinheiro, João Chede, Des. Cid Campelo e Pedro Gusso, sentido Terminal CIC.

     

    Mais ônibus

    Essa é a segunda linha implantada pela Urbs para atender funcionários de empresas da CIC neste ano. Em outubro, entrou em operação a linha 722-Complexo Industrial, ligando o terminal Caiuá à região industrial. A linha beneficiou diretamente funcionários de cinco empresas: SVD Transportes; Kuehne e Nagel, Vitao Alimentos, OVD e Grasp.

    Do Terminal Caiuá, a linha segue pela Rua Lodovico Kaminski, Alfredo Constantino Moro e termina na marginal da Avenida Juscelino Kubitschek de Oliveira.

     

    A população de Curitiba ganhou, a partir de domingo (17/12), mais uma linha de ônibus, que vai ligar o Terminal Boqueirão ao Parque Náutico. A nova linha 529-Parque Náutico se junta a outras duas linhas que ligam parques a terminais da cidade aos domingos: a 177-Terminal Cabral/Pq Tanguá e a 794-Terminal Pinheirinho/Pq. Lago Azul, lançadas há pouco mais de um ano.

     

    A iniciativa faz parte do projeto Parques da Cidade, que cria linhas de transporte coletivo ligando terminais de integração diretamente aos parques que não possuam ligação pela Rede Integrada de Transporte (RIT).

    Com previsão de atrair 400 passageiros aos domingos, a linha 529-Parque Náutico tem extensão de 5,1 km, com tempo de viagem de 20 minutos. A tarifa é a mesma das demais linhas do transporte coletivo, de R$ 6, que pode ser paga com cartão Urbs ou cartões de débito e crédito.

     

    Inicialmente a linha 529 irá operar aos domingos e, após avaliações, caso os resultados sejam favoráveis, há expectativa de operação aos sábados. Com saída do Terminal Boqueirão, onde compartilha plataforma com a linha 533 – E. Veríssimo / Pantanal, a linha 529 fará itinerário pelas ruas Pastor Carlos Frank, Zonardy Ribas, Maestro Carlos Frank e Av. Mal. Floriano Peixoto (pista lenta), sentido Parque Náutico, e pela Av. Mal. Floriano Peixoto (pista lenta) e Rua Pastor Carlos Frank, sentido Terminal Boqueirão.

     

    Lançadas em novembro do ano passado, a linha 794 – Parque Lagoa Azul atende a uma média de 200 passageiros aos domingos e 177 Cabral / Parque Tanguá em média 150 passageiros aos domingos.

     

    Fonte: Urbs

    Previous