Estudantes e professores que têm direito ao Cartão BOM Escolar da EMTU precisam solicitar o bilhete até o dia 31 de outubro de 2021 para ter o acesso ao benefício de isenção tarifária ou redução no valor da passagem.
Apesar do prazo até 31 de outubro, quem tem direito ao uso deste tipo de bilhete, se puder, deve fazer a solicitação o quanto antes nesta retomada às aulas presenciais.
Isso porque, após o envio dos documentos solicitados e pagamento da taxa, a EMTU encaminhará em até 20 dias úteis o Cartão BOM para a escola, onde o estudante deverá retirá-lo.
O Cartão BOM Escolar é aceito para deslocamentos entre diferentes cidades nos seguintes sistemas:
– Ônibus EMTU (diversas empresas e consórcios) nas regiões metropolitanas de São Paulo, Campinas, Baixada Santista, Sorocaba e Litoral Norte/Vale do Paraíba
– Trólebus e Ônibus do Corredor ABD (Metra)
– VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) Baixada Santista (BR Mobilidade)
PASSO A PASSO
– Primeiro Cartão:
Os estudantes que não possuem o Cartão BOM Escolar devem inicialmente pedir à instituição de ensino o cadastramento dos dados para o requerimento do passe. A partir da liberação, o aluno deverá preencher o formulário no site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br/passe ) na opção “Requisite aqui”. Após o envio dos documentos solicitados e pagamento da taxa, a EMTU encaminhará em até 20 dias úteis o Cartão BOM para a escola, onde o estudante deverá retirá-lo.
– Revalidação do Benefício:
Para quem já possui o benefício, é necessário que seja feita anualmente a revalidação. Neste caso, não há impressão de novo cartão, apenas uma atualização eletrônica. Para isso, o estudante deve acessar a opção “Revalide aqui” no site da EMTU (www.emtu.sp.gov.br/passe ) e preencher o formulário, concluindo o processo com o pagamento da taxa. O valor da requisição ou da revalidação do Passe Escolar 2021 é de R$ 23,45 e o pagamento é realizado uma vez por ano.
QUEM PODE TER O CARTÃO BOM ESCOLAR:
O Cartão BOM Escolar é destinado a estudantes que residem em município diferente ao da instituição de ensino e utilizam linhas de ônibus gerenciadas pela EMTU para o trajeto intermunicipal residência-escola. O passe escolar dispõe de duas modalidades: Meia Tarifa, com desconto de 50% na passagem de estudantes e professores, e Passe Livre, que garante 100% de gratuidade para estudantes com baixa renda (ou seja, renda familiar per capita inferior ou igual a R$ 1.650).
Fonte: EMTU / Diário do Transporte