Back
Moovit - Brasília - BRT

Gama e Santa Maria ganham linhas de BRT

    Gama

    Os usuários do transporte público coletivo do Gama contam com 4 novas linhas do BRT, desde o dia dia 22 de fevereiro. As novas linhas absorveram as linhas convencionais do Gama para a W3 Norte e o SIG (217.2 e 0.218), que foram desativadas. A nova operação foi apresentada em audiência pública, na sede da Administração Regional do Gama, no dia 10/2.

    De segunda a sábado, a cidade terá uma linha semiexpressa, passando pelo Eixão, indo direto para a W3 Norte, e uma linha para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Os ônibus sairão do Terminal do Gama e farão viagens em horário de pico, nos períodos de ida entre 5h e 8h da manhã, e na volta das 16h às 20h.

    O usuário contará também com duas linhas integradas saindo da Estação Park Way (Floricultura), uma para a W3 Sul/Norte e outra para o SIG. As viagens dessas duas linhas terão origem na Floricultura e irão funcionar nos horários de entrepico, das 7h55 às 16 horas.

    As linhas serão operadas com a utilização de 13 ônibus novos, todos do modelo Padron BRT, com ar-condicionado, suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático e wi-fi gratuito. Além do conforto, os usuários contarão com viagens mais rápidas, com ganhos de pelo menos 35 minutos no sistema troncal. Os ônibus farão uma parada na Estação Floricultura e depois só farão paradas na W3 Norte. A linha do SIG fará paradas na EPIA.

    No passado, o Gama contava com duas linhas convencionais (217.2 e 0.218), que ofereciam 136 viagens por dia e fazem o percurso de forma que todos os ônibus passam pela W3 Norte e pelo SIG. No sistema BRT, as linhas serão separadas. Nos dias úteis em horário de pico, os usuários que acessam os ônibus no Terminal do Gama contarão com 56 viagens (ida e volta) para a W3 Norte e 40 viagens (ida e volta) para o SIG. Na Estação Floricultura, no entrepico, serão 58 viagens (ida e volta) para a W3 Sul/Norte e 30 viagens (ida e volta) para o Setor Gráfico. As opções de viagens terão aumento de 35%.

    Menor tempo de espera

    Alterações que ocorrerão também nas linhas circulares (alimentadoras) no Gama deverão contribuir para elevar o ganho no tempo total de viagem. Uma das mudanças é o aumento de 60 viagens nas linhas circulares, cerca de 6,5% a mais nos dias úteis. O aumento na frequência de viagens proporcionará também a redução no tempo de espera nas paradas.

    As duas linhas de ônibus que atualmente ligam o Gama à W3 Norte e SIG são operadas com ônibus básicos. Ambas serão absorvidas pelas novas linhas do BRT, proporcionando ao usuário um atendimento de forma mais rápida, com maior número de viagens e maior cobertura de itinerários. Com as novas linhas, o GDF amplia o atendimento ao Plano Piloto no sistema BRT Sul, integrando o Terminal do Gama ao Park Shopping, W3 Norte e Setor Gráfico.

    Santa Maria

    Os usuários do transporte público coletivo de Santa Maria contam com 5 novas linhas do BRT, desde o dia dia 22 de fevereiro. A nova operação foi debatida em audiência pública, na sede da Administração Regional de Santa Maria, no dia 12/2. Para atender aos usuários, serão mantidas as atuais linhas convencionais (252.1 e 272.1) nos horários de pico. Após duas semanas, a Semob irá avaliar a preferência dos usuários entre os dois tipos de linhas.

    De segunda a sábado, a cidade terá uma linha semiexpressa do BRT, passando pelo Eixão, indo direto para a W3 Norte, e uma linha para o Setor de Indústrias Gráficas (SIG). Com partidas do Terminal de Santa Maria, os ônibus irão realizar viagens no período de pico da manhã entre 5h e 8h. As viagens de volta serão das 16h às 20h.

    Ainda no sistema BRT, haverá duas linhas integradas saindo da Estação Park Way (Floricultura), uma para a W3 Sul/Norte e outra para o SIG, com viagens de segunda a sábado nos horários entre 7h55 e 16 horas. No domingo, uma linha sairá do Terminal de Santa Maria para a W3 Norte, passando pelo SIG.

    As novas linhas serão operadas com a utilização de 20 ônibus novos, todos do modelo Padron BRT, com ar-condicionado, suspensão a ar, motor traseiro, câmbio automático e wi-fi gratuito. Além do conforto, os usuários contarão com viagens mais rápidas, com ganhos de pelo menos 35 minutos. Os ônibus farão uma parada na Estação Floricultura e depois só farão paradas na W3 Norte. A linha do SIG fará paradas na EPIA.

    As atuais linhas convencionais (252.1 e 272.1), que oferecem 171 viagens por dia, fazem o percurso de forma que todos os ônibus passam pela W3 Norte e pelo SIG. Na nova operação, haverá também a opção de linhas separadas no sistema BRT. Nos dias úteis em horário de pico, os usuários que acessarem os ônibus no Terminal de Santa Maria contarão com 78 viagens (ida e volta) para a W3 Norte e 75 viagens (ida e volta) para o SIG. Na Estação Floricultura, no entrepico, serão 58 viagens (ida e volta) para a W3 Sul/Norte e 30 viagens (ida e volta) para o Setor Gráfico. As linhas do BRT terão 40% mais opções de viagens do que nas linhas convencionais.

    Menor tempo de espera

    Alterações que ocorrerão também em linhas circulares (alimentadoras) em Santa Maria deverão contribuir para elevar o ganho no tempo total de viagem. Uma das mudanças é o aumento de 104 viagens nas linhas circulares, nos dias úteis. O aumento na frequência de viagens proporcionará também a redução no tempo de espera nas paradas.

    As duas linhas de ônibus que atualmente ligam Santa Maria à W3 Norte e SIG são operadas com ônibus básicos. As novas linhas do BRT irão proporcionar ao usuário um atendimento de forma mais rápida, com maior número de viagens e maior cobertura de itinerários. Com as novas linhas, o GDF amplia o atendimento ao Plano Piloto no sistema BRT Sul, integrando o Terminal de Santa Maria ao Park Shopping, W3 Norte e Setor Gráfico.

    BRT exige cartão

    O sistema do BRT é operado por meio de cartões, que podem ser obtidos na Rodoviária do Plano Piloto, nos terminais e na Galeria dos Estados. As recargas podem ser feitas também nos postos do BRB. Os usuários das linhas convencionais que não possuem nenhum tipo de cartão do Sistema de Transporte Público Coletivo do DF precisarão providenciar seus cartões, porque nas linhas do BRT, não será possível pagar a passagem em dinheiro.

    Fonte: Semob

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous