Back

Greve geral: metrô, trens e ônibus confirmam paralisação em SP

    Entidades ligadas a várias centrais e sindicatos de motoristas, metroviários, ferroviários e rodoviários decidiram aderir à Greve Geral em plenária nesta segunda-feira, 10, no Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (SindMotoristas). A paralisação contra o projeto de Reforma da Previdência do governo está marcada para a próxima sexta-feira, 14 de junho.

    A reforma altera pontos importantes, como, por exemplo, o fim da aposentadoria por tempo de contribuição, obrigatoriedade de idade mínima de 65 anos para homens e de 62 para mulheres, aumento do tempo mínimo de contribuição de 15 anos para 20 anos e ainda acaba com o cálculo para chegar ao benefício baseado nos 80% dos maiores salários.

    Segundo a CUT, trabalhadores de sindicatos, federações e confederações do ramo de transporte filiados à Central Única dos Trabalhadores (CUT), Força Sindical, Nova Central, CTB, Intersindical, CSP-Conlutas, CGTB, CSB e UGT confirmaram paralisação de 24 horas no dia 14. Além desses grupos, bancários, metalúrgicos e professores em todo o país também vão interromper as atividades na sexta-feira.

    A participação do Sindicato dos Metroviários de São Paulo já havia sido aprovada em assembleia na quinta-feira, 6. As linhas atingidas serão: 1-Azul, 2-Verde, 3-Vermelha e 15-Prata. A categoria ainda tentará interromper as atividades nas linhas 4-Amarela e 5-Lilás, privatizadas. Motoristas dos ônibus das linhas municipais e intermunicipais da capital paulista anunciaram a adesão à mobilização.

    Cinco das sete linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) vão parar: 8-Diamante, 9-Esmeralda, 11-Coral, 12-Safira e 13-Jade.

    Em nota, o Sindicato dos Metroviários declarou que “a reforma [da Previdência] (PEC 6/2019), se aprovada, tornará a aposentadoria um sonho impossível para a grande maioria da população”. De acordo com a Federação Nacional dos Metroviários (Fenametro), nas principais capitais do país haverá paralisação nos serviços de metrô.

    Fonte: Catraca Livre

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous