Os trens da Linha 4-Amarela e Linha 5-Lilás de metrô em São Paulo passam a ser nebulizados por névoa seca, medida adicional de proteção contra o coronavírus.
Operadas pelas concessionárias ViaQuatro (linha 4) e ViaMobilidade (linha 5), as duas linhas terão mais uma medida de segurança sanitária com o uso de tecnologia aprovada pela Anvisa.
Diferentemente de outros tipos de higienização, a nebulização atinge locais no transporte que a limpeza manual não alcança, como pontos nas alças pegão-mão.
Além de se juntar a outras medidas de prevenção no combate ao coronavírus, as concessionárias ressaltam que a nebulização não elimina o uso de máscaras, obrigatório nos transportes públicos.
O produto sanitizante comprovadamente não oferece risco à saúde humana nem ao meio ambiente, e tem eficácia atestada pelo Instituto de Biologia da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Após ser lançado no ar, o produto se mantém ativo por até 72 horas, atuando contra os microrganismos, embora sua névoa se dissipe em 6 minutos no máximo.
Para evitar incômodo aos clientes, o produto é aplicado uma vez ao dia em todos os trens disponíveis de cada linha, após o recolhimento ao pátio ou na plataforma não operacional de uma das estações terminais.
Fonte: ANTP – Associação Nacional de Transportes Públicos