Metrô
Duas linhas do Metrô terão mudanças na circulação dos trens neste fim de semana. A medida é necessária em função de obras de modernização e testes programados.
No sábado (13), todas as estações da Linha 15-Prata ficarão fechadas das 4h40 às 14h para testes programados no sistema de controle de movimentação dos trens. Durante a interdição, os passageiros serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila União até a volta da circulação dos trens, às 14h. Já, no domingo (14), a operação na Linha 15-Prata volta ao horário habitual, das 4h40 até meia-noite.
Na Linha 2-Verde, os passageiros que embarcam e desembarcam nas estações Vila Madalena e Sumaré continuam tendo que trocar de trem na estação Clínicas em ambos os sentidos. Com isso, o intervalo entre viagens nas estações Vila Madalena e Sumaré será maior. A transferência de trens é necessária em razão da interdição de uma das plataformas da estação Vila Madalena, que teve início no último dia 6 e prossegue até o próximo dia 28, para a implantação das portas automáticas de plataforma, equipamentos que aumentam a segurança dos passageiros e estabilidade do sistema. Entre as estações Clínicas e Vila Prudente, a operação será normal.
Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens, colocará cartazes nas estações e publicará informes nas redes sociais oficias da empresa. Em caso de dúvidas, o passageiro também pode ligar para a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722), que atende diariamente das 5h00 à meia-noite.
Metrô abre licitação para compra de trens e sistemas da linha 17-Ouro
O Metrô de São Paulo publicou no Diário Oficial desta sexta-feira (12) a abertura de licitação internacional para a compra de 14 trens e implantação dos sistemas de sinalização, retomando todos os trabalhos de implantação da Linha 17-Ouro, em monotrilho.
O edital completo estará disponível a partir de segunda-feira (15) e a sessão de recebimento das propostas será feita em 15/09. A contratação vai abranger também a instalação de portas de plataforma nas oito estações da linha, bem como de equipamentos para o sistema de alimentação elétrica, aparelhos de mudança de via e de manutenção dos trens.
Essa nova contratação vai substituir o Consórcio Monotrilho Integração (CMI), cujo acordo foi rescindido este ano pela atual gestão do Metrô, após constantes atrasos e redução no ritmo dos trabalhos pelo consórcio. Os problemas também levaram a aplicação de multas no valor de R$ 88 milhões, além da suspensão das empresas integrantes do consórcio de novas licitações e contratos com a administração estadual de São Paulo pelo período de dois anos.
Outra parte dos serviços que estava no escopo do contrato com o CMI é a obra civil para a implantação da via com as vigas por onde passará o monotrilho. O edital foi publicado no final de maio e a contratação deve ser feita neste semestre.
Os demais serviços para a implantação da Linha 17-Ouro ocorrem normalmente com a construção das oito estações do trecho prioritário e do pátio de manutenção Água Espraiada. Quando pronta, a linha terá 7,7 km ligando o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, da CPTM.
CPTM
Devido às obras de modernização e manutenção neste fim de semana, 13 e 14 de julho, algumas linhas da CPTM terão intervalo maior entre os trens. No sábado, haverá obras somente na Linha 12-Safira à noite. No domingo, haverá alteração da circulação em seis linhas. Confira a programação e planeje a sua viagem:
Sábado, 13/07
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das 20h até o fim da operação comercial, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.
Domingo, 14/07
Linha 7-Rubi (Luz-Francisco Morato)
Das 4h às 7h, haverá obras de modernização no sistema de sinalização nas proximidades da Estação da Luz. Nesse período, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Francisco Morato.
Das 7h até 19h, as obras de modernização serão realizadas na via no trecho entre as estações Perus e Caieiras. Nesse período, o intervalo médio entre os trens será de 15 minutos entre Luz e Pirituba e de 30 minutos entre Pirituba e Francisco Morato.
Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)
Das 4h até meia-noite, serão feitas obras de modernização na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 30 minutos entre Francisco Morato e Jundiaí.
Linha 8-Diamante (Júlio Prestes-Itapevi)
Das 8h às 19h, haverá serviços na via entre as estações Domingos de Morais e Imperatriz Leopoldina. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos em toda a linha.
Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)
Das 6h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização na via e no sistema de energia entre as estações Jurubatuba e Grajaú. Das 8h às 19h, também haverá obras de modernização no sistema de sinalização entre as estações Pinheiros e Cidade Jardim. O intervalo médio dos trens será:
Das 6h às 8h: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Das 8h às 19h: de 26 minutos em toda a linha
Das 19h até meia-noite: de 20 minutos entre Jurubatuba e Grajaú
Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)
Das 4h à meia-noite, haverá serviços na via nas proximidades da Estação Tatuapé e no sistema de energia nas proximidades da Estação Suzano. O intervalo médio dos trens será de 15 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.
Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)
Das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. Também será realizada manutenção na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.
Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)
Domingo: devido às obras na Linha 12-Safira, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto.
Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.
Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.
Fonte: Metrô de São Paulo (CMSP) e CPTM
Compartilhe agora com seus amigos! 😉