Em assembleia realizada na sexta-feira (21/12), os metroviários votaram pela manutenção da greve no metrô. Com a decisão, os trens seguirão cumprindo a escala mínima determinada pelo TRT/MG. No sábado o metrô funcionará de 5h15 às 14h, com 100% da frota em circulação. Já para o domingo e feriado de natal, as estações permanecerão fechadas. Nos dias úteis, os trens circulam das 5h15 às 10h e das 16h às 22h.
Estima-se que a operação parcial do metrô afete em média 65 mil/pessoas por dia, que deixam de ser atendidas nas 19 estações. A restrição na circulação de composições implica em prejuízos estimados em cerca de R$ 900 para os cofres públicos, considerando os dias em que a atividade será totalmente suspensa nas estações, como também aqueles em que haverá apenas a circulação parcial de trens.
A liminar deferida pelo 1º vice-presidente do TRT Desembargador Márcio Flávio Salem Vidigal impõe ainda multa de R$ 200 mil a ser paga pelo Sindicato dos Metroviários (SINDIMETRO-MG), em caso de descumprimento.
Para que seja viabilizada a adequação das linhas de ônibus e o aumento do número de coletivos em circulação, durante o horário em que não haverá trens, o desembargador determinou ainda a notificação da BHTrans, da SETOP e da TRANSCON informando sobre a escala deferida. O Comando da PMMG também foi informado quanto à decisão liminar para que tome as providências que entender cabíveis.
Fonte: CBTU
Compartilhe agora com seus amigos! 😉