Back
Moovit - São Paulo - CPTM

Metrô e Trens terão operações diferenciada para manutenções

    Metrô

    Duas linhas do Metrô terão mudanças na operação neste final de semana para de testes programados e obras de modernização. No sábado (29), todas as estações da Linha 15-Prata permanecerão fechadas das 4h40 às 14h00 para dar continuidade aos testes programados no sistema de controle de trens. Durante o horário de interdição, os passageiros que utilizam a Linha 15-Prata serão atendidos gratuitamente por ônibus do sistema PAESE (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que circularão entre as estações Vila Prudente e Vila União até a retomada da circulação dos trens, às 14h. No domingo (30), a operação na Linha 15-Prata volta a ser iniciada no horário habitual, às 4h40.

    Já na Linha 3-Vermelha, a mudança na operação ocorrerá no domingo (30). A partir das 4h40, e pelo dia todo, a circulação dos trens, no trecho entre as estações Penha e Carrão, acontecerá por uma única via (singela) com intervalos maiores entre as composições. Isso é necessário para dar prosseguimento às obras de modernização do sistema de sinalização de via. A recomendação do Metrô é que, no domingo, os passageiros utilizem a transferência gratuita para a Linha 11-Coral da CPTM na estação Tatuapé como alternativa em direção a Corinthians/Itaquera.

    Para informar sobre as alterações programadas, o Metrô emitirá mensagens sonoras pelos sistemas de som das estações e dos trens e colocará cartazes nas estações. Em caso de dúvidas, a Central de Informações do Metrô (0800 770 7722) atende diariamente, das 5h00 à meia-noite.

    CPTM

    Neste fim de semana, dias 29 e 30 de junho, a CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) realizará obras de modernização em suas linhas. Por isso, os trens circularão com maiores intervalos em trechos e horários específicos. Confira a programação e antecipe sua viagem:

    Extensão da Linha 7-Rubi (Francisco Morato-Jundiaí)

    Domingo: das 4h até meia-noite, haverá obras de modernização no sistema de energia e na via nas proximidades da Estação Francisco Morato. O intervalo médio entre os trens será de 25 minutos de Francisco Morato a Jundiaí.

    Linha 8-Diamante (Júlio Prestes – Itapevi)

    Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, os trabalhos serão executados na via entre as estações Jandira e Sagrado Coração. O intervalo médio entre os trens será de 16 minutos de Júlio Prestes a Barueri e de 32 minutos de Barueri a Itapevi.

    Domingo: das 8h às 19h, os trabalhos serão executados na via entre as estações Engenheiro Cardoso e Itapevi. O intervalo médio entre os trens será de 20 minutos de Barueri a Itapevi.

    Linha 9-Esmeralda (Grajaú – Osasco)

    Domingo: das 4h à meia-noite, os serviços serão realizados no sistema de energia entre as estações Vila Olímpia e Granja Julieta. Das 6h à meia-noite, as obras ocorrerão na via e no sistema de energia entre as estações Socorro e Grajaú. Das 8h às 19h, a circulação ficará interrompida entre as estações Presidente Altino e Osasco para obras de modernização no sistema sinalização. O intervalo médio entre os trens será de:

    Das 4h às 6h: 28 minutos em toda a linha
    Nos demais horários: de 20 minutos de Grajaú a Santo Amaro e de 32 minutos no restante da linha.

    Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra)

    Domingo: das 7h às 19h, os trabalhos estarão concentrados na via entre as estações Tamanduateí e Juventus-Mooca. O intervalo médio entre os trens será de 28 minutos de Mauá a Rio Grande da Serra.

    Linha 11-Coral (Luz – Estudantes)

    Domingo: das 4h à meia-noite, serão realizadas obras de modernização no sistema de energia entre as estações Corinthians-Itaquera e Guaianases e nas proximidades da Estação Tatuapé. Além de obras na via na região da Estação Jundiapeba. O intervalo médio dos trens será de 12 minutos entre Luz e Brás e de 30 minutos entre Brás e Estudantes.

    Linha 12-Safira (Brás – Calmon Viana)

    Sábado: das 20h até o fim da operação comercial, as obras de modernização serão executadas no sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

    Domingo: das 4h à meia-noite, prosseguirão as obras de modernização do sistema de energia entre as estações Engenheiro Goulart e Comendador Ermelino e nas proximidades da Estação Jardim Helena. Também haverá intervenções na Estação Aracaré. O intervalo médio entre os trens será de 35 minutos em toda a linha.

    Linha 13-Jade (Engenheiro Goulart – Aeroporto-Guarulhos)

    Domingo: devido às obras na Linha 12-Safira, não haverá viagens do serviço Expresso Aeroporto.

    Desafio: a CPTM ressalta que executar as obras de modernização, mantendo simultaneamente o atendimento aos usuários, é um grande desafio. As ações exigem medidas como promover intervenções em horários de menor movimentação de passageiros, aos finais de semana, feriados e madrugadas.

    Em caso de dúvidas ou informações complementares, a CPTM coloca à disposição a Central Atendimento pelo 0800 055 0121.

    CPTM conclui entrega dos novos trens para a Linha 7-Rubi

    O Secretário de Transportes Metropolitanos, Alexandre Baldy, e o Diretor de Operações e Manutenção da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), Luiz Eduardo Argenton, entregaram nesta quinta-feira (27) mais um novo trem à Linha 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí), o último do lote de 30 trens fabricados pelo Consórcio Hyundai-Rotem.

    A composição da série 9500 também é a 64ª do lote de 65 unidades compradas pelo Governo do Estado a fim de dar mais conforto e eficiência ao transporte ferroviário na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP).

    A CPTM está readequando a frota de acordo com a necessidade operacional, de forma a padronizar as linhas. Desde 2007, já entraram em operação 169 novos trens em todas as linhas da Companhia. O último trem do lote de 65 deve ser entregue até o fim deste ano.

    A composição entregue hoje possui salão contínuo de passageiros (passagem livre entre os carros), monitoramento com câmeras na parte externa e interna e é acessível para pessoas com mobilidade reduzida ou deficiência – sinalização visual para identificação de assentos preferenciais, espaço para cadeirantes, mapa com indicação luminosa das estações para deficientes auditivos e áudio para deficientes visuais.

    Também dispõe de monitores digitais internos com informações sobre a prestação de serviços, além de reconhecimento eletrônico automático do maquinista por meio de biometria.

    A Linha 7-Rubi transporta, em média, 470 mil passageiros por dia, sendo 435 mil entre Luz e Francisco Morato e 35 mil entre Francisco Morato e Jundiaí.

    Fonte: Metrô de São Paulo (CMSP) e CPTM

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous