Metrofor abre suas estruturas esta semana para receber o Efêmero Festival Experimental de Fotografia, que está em sua segunda edição, de 26 de setembro a 1º de outubro de 2023. Neste ano a temática que inspira o festival é Movimento e Imagem e, por isso, o evento irradia suas ações através das linhas do Metrofor, alcançando os equipamentos Minimuseu Firmeza, Cuca Mondubim, Kuya, MIS e Porto Iracema das Artes.
A programação no Metrofor é pensada de modo a democratizar o contato do público com a fotografia e a arte. Dessa forma, o festival leva às estações de metrô a exposição “Cidade Combustível: Explosões do Visível”, com curadoria de Luciara Ribeiro, Felipe Camilo e Igor Cavalcante. A exposição conta com a participação de fotógrafos da região Nordeste e traz as fotografias em lambe-lambe, projeções, lona e adesivos, dentro e fora do metrô.
Na Estação José de Alencar (Linha Sul), o público pode conferir as fotografias impressas em grandes dimensões que ocupam o salão da bilheteria e a área de acesso às plataformas. Na Estação Parangaba (Linha Nordeste), os usuários do VLT podem conferir as imagens que formam um painel na fachada, com vista interna e externa. Nos muros da linha sul, no Mondubim, em frente ao Minimuseu Firmeza, a população aprecia de perto as imagens selecionadas pelo festival em formato de Lambe-lambe, técnica que prega a imagem diretamente na parede com uma mistura de cola e água. A ação de colagem foi realizada em oficina de lambe-lambe aberta à comunidade e contou com a intermediação da equipe do Festival e do Minimuseu.
Na quarta-feira, 27/09, às 18:30, acontece na KUYA – Centro de Design do Ceará uma conversa entre os curadores da exposição, contando sobre o processo de seleção das imagens que compõem as intervenções no METROFOR.
Além das ações de difusão da fotografia, o Festival Efêmero realiza passeio fotográfico na linha Nordeste no dia 27 às 14:00. A mediação dos Fotopasseios será feita pelo professor de fotografia Thiago Braga.
Serviço: Exposição Cidade Combustível: Explosões do Visível
Data: de 26 de setembro a 1º de outubro
Local: Estação José de Alencar
Visitação gratuita no salão da bilheteria
Fonte: Metrofor