Moovit Updates

News in Oscar Freire and Capão Redondo stations

Moovit - São Paulo - Metrô ViaQuatro

Oscar Freire – Linha 4-Amarela

A ViaQuatro, concessionária da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, recebeu do Governo do Estado de São Paulo o acesso Clínicas da Estação Oscar Freire. A nova entrada da Estação Oscar Freire fica na altura do número 1.028 da avenida Rebouças, na esquina com a rua Oscar Freire, na região do Jardim Paulista, e permite chegar mais facilmente ao Hospital das Clínicas.

O acesso funcionará no mesmo horário da Linha 4, de domingo a sexta-feira, das 4h40 à meia-noite, e aos sábados, das 4h40 até 1h da madrugada. A passagem conta com oito escadas rolantes, cinco fixas e um elevador, além de piso tátil para auxiliar pessoas com deficiência visual.

A Estação Oscar Freire foi inaugurada em abril de 2018 e recebe 22 mil pessoas diariamente. O local é totalmente acessível e conta, ao todo, com cinco elevadores, 20 escadas rolantes e 17 fixas, além de portas de plataformas.

Capão Redondo – Linha 5-Lilás

A ViaMobilidade, concessionária responsável pela operação e manutenção da Linha 5-Lilás de metrô, realizará uma série de melhorias no acesso da Estação Capão Redondo para facilitar o fluxo de passageiros, atualmente em torno de 100 mil pessoas em dias úteis. Ao término das adequações, a capacidade de absorção do fluxo de passageiros vindos da rua crescerá 40%.

A área de acesso à estação será ampliada em 63%. O número de bloqueios (catracas) terá acréscimo de aproximadamente 40%. Também será implantado um acesso exclusivo para o terminal de ônibus. Ainda como parte da adequação do espaço, as máquinas de autoatendimento e recarga de bilhetes serão reposicionadas.

Construída em 2000, a estação ainda ganhará readequação do calçamento para garantir acessibilidade. A parte lateral, antes uma escadaria, será transformada em uma rampa com ligação direta à área de bloqueios, encurtando o trajeto e facilitando ainda mais o embarque de pessoas com deficiência e mobilidade reduzida.

Essas ações contribuirão para aumentar a fluidez no embarque e desembarque, especialmente em horários de maior movimentação.

“Estamos priorizando a movimentação dos passageiros e a organização de embarque e desembarque. A nova configuração do acesso, a ampliação do espaço interno e a redistribuição dos equipamentos vão dar mais conforto aos nossos passageiros. Vamos alterar as instalações internas para ter mais eficiência e para oferecer a mais ampla acessibilidade”, explica Francisco Pierrini, presidente da ViaMobilidade.

O projeto de readequação faz parte de uma solução proposta e realizada pela Concessionária ViaMobilidade para atender ao expressivo aumento de demanda, especialmente em Capão Redondo. Desde 04 de agosto de 2018, com a inauguração das últimas estações e a conclusão da linha, o número de passageiros transportados aumentou em mais de 90%, de 320 mil para 600 mil.

Durante as intervenções, realizadas em áreas segregadas ou no período noturno, não haverá impacto na operação da linha. A conclusão das melhorias está prevista para a primeira quinzena de novembro deste ano.

Fonte: ViaQuatro e ViaMobilidade

Compartilhe agora com seus amigos! 😉

Exit mobile version