Back
Moovit

Novo Sistema Aquaviário em Vitória

August 23, 2023

    Na manhã deste domingo (20), foi realizada a cerimônia de lançamento do novo Sistema Aquaviário.

    As estações são a Estação Prefeito Setembrino Pelissari na Praça do Papa, em Vitória; a Estação Prefeito Aloízio Santos em Porto de Santana, Cariacica; e a Estação Governador Albuíno Azeredo na Prainha, Vila Velha.

    Os pontos de embarque e desembarque contam com estrutura para os passageiros esperarem pela embarcação contendo assentos e área para conexão com as embarcações, coberta e acessível, interligando o local de espera até as embarcações.

    O trajeto entre a Praça do Papa e a Prainha será realizado pela linha 402 em aproximadamente 10 minutos, enquanto a estimativa para o percurso até Porto de Santana é de cerca de 40 minutos, realizado pela linha 401.

    O início e término da operação (viagens) nos terminais localizados na Praça do Papa, Prainha e Porto de Santana irão atender aos seguintes horários: nos dias úteis: início às 06h30 e término às 18h; aos sábados, das 08h às 18h; domingos e feriados, entre 09h e 15h.  As horas de operação por dia independem do número mínimo de passageiros.

    Os passageiros que iniciarem a viagem em uma linha do Transcol e concluírem o trajeto no Aquaviário (ou vice-versa) pagarão apenas uma tarifa no primeiro embarque.

    O acesso às embarcações requer a validação com o Cartão GV. As estações terão máquinas de autoatendimento para a compra do cartão e recarga de créditos. Além do Cartão GV, o passageiro pode realizar o pagamento diretamente pelo celular, por meio de um cartão virtual, gerando um QR code na tela do aparelho para ser apresentado no validador.

    Orientações:

    É importante que os passageiros só embarquem mediante a autorização do operador e que respeitem a prioridades do embarque: pessoas com atendimento prioritário, previsto em lei: idosos, pessoas com deficiência, gestantes, pessoas com crianças de colo, obeso; e também os passageiros com bicicleta. Todas as embarcações possuem coletes salva-vidas para todos os passageiros a bordo e só serão transportados passageiros sentados, conforme a legislação em vigor.

    Ao desembarcar, os passageiros são orientados a se encaminhar imediatamente ao portão de saída da estação, pois não é permitido permanecer na área do píer (flutuante) e na passarela de acesso.

    Fonte: Ceturb-ES

    Previous