Back

O que é o tempo real? Entrevista com a Líder da Equipa de Tempo Real

January 27, 2021

Nem todas as cidades na Moovit têm informações de autocarros em tempo real e, para entender o que é tempo real e os seus desafios, entrevistamos a especialista em tempo real da Moovit, Ella Bider.

Moovit: Como você define tempo real?
Ella: O tempo real é uma previsão inteligente baseada nos horários de chegada dos veículos em localidades específicas de sua rota. A Moovit oferece tempo real na sua aplicação para autocarros, elétricos e comboios.

Moovit: Como a Moovit encontra o tempo real?
Ella: A Moovit tem duas maneiras de obter dados de tempo real. A primeira é a integração de Estimated Time of Arrivals (ETAs) – em português; tempo estimado de chegadas – calculada pelo “provedor”, que geralmente se refere aos operadores de transporte. O segundo caso é quando o provedor dá a posição geográfica de um veículo (dados de GPS) e a Moovit calcula as ETAs para as próximas paragens, utilizando o algoritmo especializado da Moovit.

Moovit: Como funciona o tempo real na aplicação?
Ella: Quando o utilizador abre a Moovit, a aplicação envia a solicitação para o nosso servidor. A resposta do servidor contém dados estáticos, como o nome da paragem, os dados relevantes da rota, bem como os dados de tempo real, se disponíveis. Os dados de tempo real são atualizados a cada poucos segundos, até que o utilizador feche a página.

Moovit: Quantas cidades do mundo possuem recursos em tempo real? Destes, quantos a Moovit cobre?
Ella: Esse número está em constante mudança e a Equipa de Operações da Moovit está a trabalhar muito para estabelecer ligações a novos provedores.

Moovit: Quais são os desafios no tempo real? Porque é que esse recurso não está disponível em todos os lugares?
Ella: Existem muitos desafios no tempo real, começando por obter os dados de GPS para calcular as ETAs exatas. Há muitos fatores de trânsito que geram incerteza e complicação nas medições e cálculos, como engarrafamentos, acidentes de trânsito e eventos na cidade, só para citar alguns. Até mesmo a presença de arranha-céus pode causar desvio nas medições de GPS!

Moovit: Quais soluções a Moovit possui?
Ella: O TimePro, sistema de localização de veículos em tempo real da Moovit, é um produto que a Moovit desenvolveu para fornecer tempo real para os operadores de transporte no mundo todo, que não têm recursos para investir em soluções caras, desatualizadas e difíceis de implementar. Criamos uma solução simples que oferece horários confiáveis em tempo real para os passageiros, ao mesmo tempo em que fornece um painel de controle de operações em tempo real para os administradores. Estamos muito orgulhosos desta oferta. Você pode ler mais sobre a implementação deste recurso em Palermo.

Moovit: Qual é a opinião da Moovit sobre o tempo real?
Ella: Sabemos da importância de oferecer informações precisas de tempo real para os nossos utilizadores e, portanto, a nossa equipa trabalha arduamente no desenvolvimento de algoritmos inteligentes, coletando dados estatísticos para melhorar os dados estáticos e a previsão de tempo real da maneira mais avançada e inteligente. Temos uma equipa dedicada especificamente ao tempo real na Moovit, mostrando a importância disso para a nossa aplicação…

Em Portugal, oferecemos informações de tempo real em várias cidades! Partilha a nossa aplicação e ajuda-nos a chegar mais longe.

Limita as tuas deslocações apenas ao necessário e sempre que possível,
Fica em casa.

Previous