Back
Moovit - Rio de Janeiro - VLT Carioca

Para celebrar o Dia do Teatro, conheça as casas de espetáculo no entorno do VLT

    Circular pelo Centro do Rio é esbarrar em cultura. Museus e prédios históricos contam em seu interior um pouco da narrativa da cidade e também do mundo. Nesse contexto, os teatros também têm papel fundamental. Dramas, comédias, temas clássicos e modernos tomam palco ao longo de diversas casas de espetáculo no trajeto das linhas 1 e 2 do VLT.

    Na linha 1, próximo à Carioca, por exemplo, está o Sesc Ginástico, inaugurado em 1938 como um grande teatro português e reformado no início dos anos 2000. Chegando à Cinelândia, sobram opções. O Teatro SESI tem estrutura menor, mas costuma oferecer espetáculos em condições acessíveis para todos os públicos.

    A Cinelândia conta ainda com dois teatros que passaram por reformas recentes e possuem estruturas imponentes. O Riachuelo tem sua estrutura original do século XIX e foi reformado em 2016, contando atualmente com 3.500 m² de área construída e espaço para mil pessoas. Já o Municipal, com 110 anos de história, passou por sua última grande reforma em 2010, garantindo a restauração e modernização das instalações que hoje podem receber mais de 2.200 pessoas.

    Para quem viaja pela linha 2, o paraíso dos teatros é a Praça Tiradentes. Lá estão o João Caetano e o Carlos Gomes. O primeiro é o mais antigo da cidade do Rio, construído em 1813, foi cenário não só de espetáculos, mas também da assinatura da primeira Constituição brasileira, em 1824. Hoje, comporta pouco mais de 1.200 pessoas. O Carlos Gomes, que abriu suas portas em 1872 e foi reformado pela última vez no início dos anos 1990. Hoje, recebe principalmente espetáculos clássicos, além de outros eventos, como lançamentos de livros e exposições.

    O entorno do VLT ainda conta com outras casas como o Rival (Cinelândia), Glauce Rocha e Caixa Cultural (Carioca) e Nelson Rodrigues (Tiradentes).

    Todas essas atrações podem ser vistas e visitadas com viagens de VLT. A tarifa é de R$ 3,80, permitindo transferência entre as linhas em até uma hora. O cartão de passagem deve ser individual e pode ser comprado ou recarregado nas paradas e estações. Os pontos de embarque contam também com terminais para consulta de saldo, desbloqueio de cartões de liberação de recargas feitas on-line.

    Fonte: VLT Carioca

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous