Cerca de 250 postes de paradas de ônibus de Porto Alegre passarão a contar com uma placa em braille, que identifica as linhas de ônibus que passam pelo local. A solução de acessibilidade é do estudante da Unisinos, Cristiano Torres da Silva, que foi o destaque do 2º Desafio Microrrevoluções Urbanas promovido pela Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). O anúncio de instalação foi feito durante a entrega dos certificados do concurso universitário, na sede da EPTC, nessa terça-feira,13, no Dia Nacional do Deficiente Visual.
“É gratificante receber o reconhecimento acadêmico, como aluno, e também da EPTC”, comemora Cristiano. As placas serão financiadas pela Associação dos Transportadores de Passageiros (ATP), que participou do ato representada pela sua presidente, Tula Vandaramatos, que considera a prosposta de fundamental importância para inclusão e 100% viável.
A secretária em exercício de Desenvolvimento Social e Esporte (SMDSE), Denise Russo, também participou na entrega dos certificados e ressaltou a grande criatividade dos estudantes para soluções cotidianas “Essa participação da população em iniciativas de governos municipais, até estaduais, deve ser cada vez mais estimulada”, disse.
“Esse é o objetivo do Microrrevoluções Urbanas, apresentar um desafio aos estudantes universitários que querem colaborar com a cidade e depois colocar isso em prática”, destaca o diretor-presidente da EPTC, Marcelo Soletti.
Além do destaque foi feita uma Menção Honrosa ao trabalho de Joanna Maria Visentin, da FSG Centro Universitário da Serra Gaúcha. O projeto de Joanna apresenta uma metodologia de análise da utilização do transporte coletivo. A estudante foi convidada para apresentar sua proposta completa às gerências vinculadas ao transporte coletivo e à diretoria técnica da EPTC, para aprofundar a discussão da metodologia aplicada.
Projeto – O 2º Desafio Microrrevoluções Urbanas é uma iniciativa da EPTC que incentiva o desenvolvimento de projetos ligados à mobilidade, contribuindo para promover ou melhorar o bem-estar e a qualidade de vida da população. É a etapa final do projeto Universidades, que busca aproximar o público acadêmico da EPTC. A edição deste ano contou com nove projetos inscritos.
Fonte: EPTC
Compartilhe agora com seus amigos