Durante o evento, que contou com a participação do prefeito Iris Rezende, a Secretaria Municipal de Cultura apresentou um balanço com mais de 450 projetos financiados pela gestão municipal nos últimos dois anos.
Goiânia terá uma vasta agenda cultural em 2019. O calendário oficial dos eventos promovidos pela Secretaria Municipal de Cultura (Secult) foi divulgado nesta quarta-feira, 20, durante evento realizado no Paço Municipal. Entre as atividades que compõem o programa, estão o Goiânia Canto de Ouro, o Sons de Mercado, o Grande Hotel Vive o Choro, Festival Internacional de Ópera, o Projeto Prosa, além de apresentações da Orquestra Sinfônica e de eventos cívicos.
Durante a solenidade, o prefeito Iris Rezende lembrou que a divulgação da agenda cultural promovida pela Prefeitura de Goiânia é resultado de uma política eficaz que garante recursos orçamentários para investir na organização de atividades do setor. ‘Sempre entendi que a cultura é base para o desenvolvimento social das pessoas. Por isso, participar de um lançamento de uma agenda cultural tão rica é sinônimo de realização. Além de deixar claro meu sentimento de gratidão a todos os envolvidos neste projeto, deixo minha garantia de que andaremos sempre juntos nesta gestão, levando para Goiânia, para Goiás e para o Brasil nossa riqueza artística, que é orgulho de todos’, disse.
Em seu discurso, o secretário de Cultura, Kleber Adorno, afirmou que, embora a atual gestão tenha encontrado dificuldades financeiras, empreendeu todos os esforços necessários para financiar 450 projetos culturais nos últimos dois anos. “A Prefeitura de Goiânia desenvolveu, desde que o prefeito Iris assumiu, um programa que atende todas as linguagens artísticas. Conseguimos financiar muitos projetos, entre eles, a produção de 61 mil livros e o apoio a mais de 40 peças teatrais’, informou.
Segundo Adorno, poucas instituições públicas desenvolveram ações culturais desta magnitude nos últimos anos. ‘O prefeito Iris Rezende estimula e incentiva a promoção e organização de ações culturais na cidade, sobretudo porque tem uma relação afetiva com o patrimônio imaterial produzido em Goiânia. Poucos homens públicos conseguem ter atitudes semelhantes”, acrescentou.
Em seguida, o reitor da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás), Wolmir Therezio Amado, salientou que desconhece um município que consegue lançar tantos projetos e atividades culturais de uma única vez. “É motivo de orgulho fazer parte deste momento. A divulgação do calendário cultural é mais um degrau na valorização da produção artística desenvolvida na capital”, destacou.
Por sua vez, o professor Edward Madureira, reitor da Universidade Federal de Goiás (UFG), agradeceu a oportunidade da instituição ser incluída na elaboração das ações culturais de Goiânia. “Mais uma vez colocamos a UFG à disposição da comunidade para criar em parceria com a Secult uma agenda cultural de qualidade. Particularmente, estou muito feliz de fazer parte desta ação que tem muita representatividade para a classe artística e para toda a sociedade”, finalizou.
O calendário cultural teve início em janeiro com o 18° Encontro de Folia de Reis e o 4° Encontro de Catiras, que reuniu, na Praça da igreja Matriz de Campinas, grupos de todo o Estado de Goiás. As atividades seguem ao longo do ano, com destaque para o aniversário da capital, no dia 24 de outubro.
Confira o calendário oficial
• Cultura Popular
Encontro de Catira em Goiânia – Janeiro
Encontro de Folias de Reis em Goiânia – Janeiro
Arraial de Goiânia – Junho
• Música
Goiânia Canto de Ouro – maio a julho
Grande Hotel Vive o Choro – janeiro a dezembro
Sons de Mercado – janeiro a dezembro
• Orquestra
De fevereiro a dezembro – apresentações mensais
Orquestra Sinfônica de Goiânia
Orquestra Jovem Joaquim Jayme
Coro Sinfônico
Festival Internacional de Ópera – Parceria da Prefeitura com a UFG – maio e junho
• Literatura
Projeto Prosa e Verso – junho
Parceria com a UCG
• Visuais
MAG – ação formativa o ano todo
Programa Arte em Comum- março a dezembro
• Escola de Artes
Centro Livre de Artes março a dezembro
• Artes Cênicas
Festival Internacional de Artes Cênicas – Goiânia em Cena – outubro
• Eventos Cívicos
7 de setembro
24 de outubro
Thiago Araújo, da Diretoria de Jornalismo
Fonte: Prefeitura de Goiânia
Compartilhe agora com seus amigos! 😉