Back
Foto: The Daily Company/Divulgação EPTC PMPA

Prefeitura vai pedir a prorrogação dos testes com patinetes

    A Prefeitura de Porto Alegre, por meio da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), informa que vai pedir, pelo período de 90 dias, a prorrogação dos testes do serviço privado de compartilhamento de patinetes elétricos. A partir da próxima semana será lançada uma consulta pública, aberta por 15 dias para ouvir a população, com o objetivo de colher sugestões, contribuições e prestar esclarecimentos quanto ao serviço. E após 30 dias será apresentada uma proposta de regramento.

    “Queremos fazer uma regulamentação que respeite o Código de Trânsito Brasileiro e a Lei Orgânica do município, com o cuidado para que seja aplicável e que viabilize o serviço”, afirma Rodrigo Mata Tortoriello, secretário extraordinário de Mobilidade Urbana de Porto Alegre.

    As empresas (Grin e Yellow) atuam em projeto-piloto por meio do Decreto Municipal nº 19.701, de 15 de março de 2017, que possibilita ao poder público o teste de novas tecnologias que contribuam para soluções inovadoras para a cidade.

    Para a segurança, é recomendado que os usuários façam uso de capacete tanto nos patinetes quanto nas bicicletas, que utilizem apenas as ciclovias e ciclofaixas (até o limite de 20 km/h) e, se necessário, as calçadas (neste caso, o limite é de 6 km/h), e que observem o que determina o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) sempre com respeito e a prioridade total aos pedestres.

    A EPTC acompanha a utilização do novo modal na cidade e mantém contato com as empresas responsáveis. E é importante a colaboração da população para que façam o registro de ocorrências pelo número 118 para fundamentar as ações de mobilidade, trânsito e fiscalização em relação aos patinetes.

    Fonte: EPTC
    Foto: The Daily Company/Divulgação EPTC PMPA

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous