No dia 17, a Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (SeMOB) completou oito dias de ação de organização da mobilidade em pontos da cidade onde, em especial, o transporte público costuma ser prejudicado pelo desordenamento no entorno das paradas de ônibus. A ação, que iniciou no Ver-o-Peso, onde a equipe já realizou quatro operações desde o último dia 9, chegou à área da avenida Presidente Vargas, onde foram realizados dois dias de atividades.
Durante a ação a equipe de fiscalização de transporte da SeMOB se posicionou nas principais paradas de ônibus ao longo da avenida, tanto para obrigar os ônibus a fazer o embarque e desembarque perto da calçada, como para orientar usuários desse serviço para que aguardem nas calçadas. Uma parceria com a Secretaria Municipal de Economia (Secon) e Ordem Pública também garante que essas calçadas das paradas de ônibus estejam ordenadas e desobstruídas do comércio informal, e livres para os pedestres.
Além da organização da mobilidade do transporte público na área, a SeMOB também ordenou o trânsito em geral, especialmente os veículos estacionados em local proibido, do lado direito da via, e também fiscalizou os pontos de táxi. Foi verificado, por exemplo, que um dos pontos estava com mais vagas do que o permitido, inclusive com a placa adulterada manualmente, e os responsáveis pelo ponto serão notificados a explicarem a alteração feita sem autorização do órgão.
“A ideia é escolher vias que tenham esse perfil, de terem paradas de ônibus que sofrem influência de diversos fatores relacionados à mobilidade, para adotarmos uma rotina de ordenamento. No Ver-o-Peso mesmo, por exemplo, fizemos três dias de fiscalização intensa na primeira semana de operações, enquanto nesta segunda semana nos fizemos presentes com uma operação em versão reduzida, mas só para garantir que a ordem estabelecida permaneça. Agora estamos na avenida Presidente Vargas e depois seguiremos para outras áreas, como o entorno da Praça Santuário”, justifica Evany Alves, diretora de Transporte da SeMOB. “O apoio da população é fundamental também para que o ordenamento seja mantido. Motorista, pedestre, usuário de ônibus, se cada um fizer a sua parte, todos saem ganhando com um trânsito mais fluido e organizado”, completa.
Fonte: SeMOB
Compartilhe agora com seus amigos! 😉