A Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná – Amep anunciou medidas para aprimorar o transporte coletivo metropolitano em Fazenda Rio Grande. A partir de quinta-feira (02/05), a linha F18-Parque Industrial já terá ajustes, seguidos pela linha F30-Gralha Azul II na segunda-feira (06), com ampliações significativas.
A linha F18, que atende a Área Industrial do município, passou por adaptações e reforço nos horários de pico, visando principalmente otimizar o serviço para os usuários nos períodos de entrada e saída dos turnos das empresas.
Quanto à linha F30-Gralha Azul II, está prevista uma melhoria substancial. O número de viagens em dias úteis será aumentado de 59 para 64. Com esse acréscimo e uma reorganização dos horários, a frequência nos horários de pico diminuirá de 9 para 8 minutos, enquanto nos demais horários, antes com intervalo de 52 minutos, passará a ser de 30 minutos.
A Amep anunciou também uma mudança nos horários de partida da linha G72 Areia Branca/Praça Rui Barbosa, que faz a ligação de Curitiba com Mandirituba e Quitandinha. A partir da quinta-feira (02/05), será acrescentado na tabela da linha o horário das 21:30 horas.
Essa alteração visa atender a uma demanda crescente da população, reduzindo o intervalo de partida entre os ônibus. A linha G72 oferece diversos horários na parte da noite saindo da Praça Rui Barbosa, no centro da capital. Dois desses horários eram especialmente notáveis, um às 20h30 e outro às 22h30. Agora, com a inclusão do horário das 21h30, o intervalo entre os ônibus será reduzido em uma hora.
O Governo do Estado, através da Agência Metropolitana, promoveu um amplo trabalho de realinhamento das linhas metropolitanas após o período da pandemia, garantido a manutenção do serviço e acompanhando a demanda a partir dos dados de bilhetagem e pesquisas de campo.
De acordo com dados fornecidos pela Amep, aproximadamente 4300 usuários utilizam diariamente o transporte coletivo metropolitano nos municípios de Mandirituba e Quitandinha.
Há também alterações nos horários de linhas que atendem usuários do município de Colombo. As alterações atendem principalmente o eixo entre Curitiba, o terminal Roça Grande e a sede do município pela Rodovia da Uva. O principal objetivo é diminuir o intervalo entre horários dos ônibus nos de picos e demais períodos.
Os ônibus alimentadores, S12-Parque Embu, S14-Ana Rosa e S15-Santa Tereza terão maior oferta. No pico o intervalo que era de 22 minutos passará para 20 minutos. Já nos demais horários diminuirá de 40 para 35 minutos.
A linha S19 que faz a ligação Terminal Roça Grande com o Terminal Guadalupe, ganhará ônibus articulado e será estendida até a sede do município. Esse atendimento terá um ônibus a cada 24 minutos nos picos e 35 minutos fora dos picos.
O atendimento Roça Grande-Santa Cândida terá ônibus articulados com frequência de 12 minutos nos picos e 35 minutos fora de pico. Ampliando assim a oferta em toda a grade de horários.
As ligações das linhas S01-Roça Grande-Guadalupe e B72-T-Colombo-Guadalupe também terão alterações com ampliação do atendimento, de forma intercalada terão frequência de 12 minutos nos picos e 35 minutos dos demais horários a partir do Terminal Roça Grande e Guadalupe.
Maior Demanda
Os horários de pico são considerados dentro do sistema de transporte coletivo aqueles com maior demanda de passageiros, acontecendo no início da manhã entre 05:00 horas e 08:00 horas e no fim da tarde entre 16:00 horas e 19:00 horas.
Fonte: Amep