Back

Serviços, cidadania e saúde nas estações do Metrô de São Paulo e CPTM

August 7, 2023

    Nesta semana, oito estações do Metrô de São Paulo promovem ações de empregabilidade e orientações profissionais

     

    O Metrô de São Paulo recebe o Projeto Minha Vaga, uma iniciativa do Saber – Instituto Brasileiro de Aprendizagem, com o apoio do Nube – Núcleo Brasileiro de Estágios, para auxiliar jovens passageiros na procura do primeiro emprego, preocupando-se com a carga horária de seis horas, para não interferir nos estudos. A ação começa na segunda-feira (7) na estação Bresser-Mooca, terça-feira (8) na estação Belém, quarta-feira (9) na estação Tatuapé, quinta-feira (10) na estação Vila Matilde e sexta-feira (11) na estação Corinthians-Itaquera, todas localizadas na Linha 3-Vermelha, das 8 às 18h.

     

    Além disso, o Centro de Integração Empresa Escola – CIEE ajudará estudantes no cadastramento para vagas de estágio e aprendizagens nas estações do Metrô. O posto móvel para realização do cadastro ficará disponível em duas estações da Linha 1-Azul, das 11h às 15h; na quarta-feira (9) na estação Paraíso e sexta-feira (11), na estação Ana Rosa, os participantes terão a chance de ganhar brindes como fone de ouvido bluetooth, shoulder bags, entre outros, em comemoração ao Dia do Estudante. O CIEE tem como objetivo ampliar o conhecimento de jovens estudantes acerca das oportunidades cursos, empregabilidade, networking.

     

    Já na estação Tucuruvi, da Linha 1-Azul, na quinta-feira (10) e na sexta-feira (11), das 11h às 15h, o Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo (CATE) realizará o cadastro e encaminhamento para vagas de emprego e auxiliará na elaboração de currículos e instrução com a carteira de trabalho digital. Também em Tucuruvi, a Agência São Paulo de Desenvolvimento (ADE SAMPA) atenderá microempreendedores, informando sobre cursos e programas gratuitos que são oferecidos pela Agência.

    Este é mais um projeto apoiado pelo Metrô Social, um programa da Companhia do Metropolitano de São Paulo que visa ampliar oportunidades de lazer, saúde e cidadania.

     

    Na Semana da Saúde, o Metrô de São Paulo oferece vacinação contra COVID-19 e gripe, Teste de Hepatite e Controle do Colesterol

     

    Durante o período de 7 a 11 de agosto, os passageiros do Metrô de São Paulo terão a oportunidade de ter acesso às vacinas contra COVID-19 e Gripe (Influenza), testagem de hepatite, orientação sobre doenças, cidadania e respeito à diversidade. Essas ações são apoiadas pelo Metrô por meio do Programa Metrô Social. Todos os atendimentos são gratuitos e realizado por profissionais da área da saúde.

     

    VACINAÇÃO

    Doze estações do Metrô oferecem a vacinação contra a COVID-19 e Influenza em parceria com Secretaria Municipal de Saúde em um esforço conjunto para que os índices de imunização cheguem ao ideal.

     

    Na segunda-feira (7), das 9h às 19h, a vacinação acontece nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha; das 8h às 18h na estação Tucuruvi da Linha 1-Azul; das 9h às 17h nas estações Jabaquara da Linha 1-Azul, Sacomã e Vila Prudente da Linha 2-Verde, Tatuapé e Vila Matilde da Linha 3-Vermelha e Sapopemba da Linha 15-Prata e das 9h às 16h nas estações Marechal Deodoro, República e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha.

    Na quarta-feira (9) será a vez da estação Corinthians Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha 15-Prata receberem a vacinação das 9h às 19h.

    Já na sexta (11), a vacinação estará disponível das 9h às 16h nas estações Marechal Deodoro, República e Palmeiras-Barra Funda da Linha 3-Vermelha e das 9h às 19h nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha-15 Prata.

     

    TESTES DE HEPATITE

    Ação ROTARY

    Até o dia 18 de agosto, 12 estações do Metrô de São Paulo recebem campanha para testagem gratuita contra as hepatites B e C. A ação “Hepatite Zero” é uma iniciativa internacional dos Rotary Clubs.

     

    Veja a programação

    Linha 1-Azul: Estação Sé, Luz, Jabaquara e Portuguesa-Tietê.

    Linha 2-Verde: Estação Paraíso, Clínicas e Vila Prudente.

    Linha 3-Vermelha: Estação Brás, Corinthians-Itaquera, Palmeiras-Barra Funda e República.

    Linha 15-Prata: Estação São Mateus.

    Data: De 28 de julho a 18 de agosto.

    Horário: Segunda a sexta-feira, das 16h às 19h, e aos sábados, das 10h às 13h.

     

    Ação Secretaria Municipal de Saúde

     

    A Coordenadoria Regional de Saúde irá realizar uma ação de testagem rápida de Hepatites. O objetivo é oferecer a população em geral a oportunidade de fazer o rastreio das Hepatites B e C. A ação acontecerá simultaneamente nas estações Corinthians-Itaquera da Linha 3-Vermelha e São Mateus da Linha 15-Prata, na segunda-feira (07), na quarta-feira (9) e na sexta-feira (11), das 9h às 15h30. Profissionais presentes irão conscientizar sobre os riscos e o contágio das hepatites. Em caso de resultados reagentes, os usuários serão encaminhados para unidades de saúde para dar continuidade ao diagnóstico e tratamento necessário.

     

    Estação José Bonifácio da CPTM terá unidade móvel da Sabesp de 07/08 a 11/08

     

    Quem passar pela Estação José Bonifácio, que atende a Linha 11-Coral da CPTM, de 7 a 11 de agosto, no horário das 8h às 17h, terá à disposição a Agência de Atendimento Móvel da Sabesp com prestação de serviços e informações.

    Na Agência Móvel, que estará localizada na área externa da estação, será possível fazer consultas e impressão da 2ª via de contas, regularização de pendências em atraso, parcelamento de faturas, reparcelamento de débitos, alteração cadastral e solicitação de serviços, como pedido de tarifa social e de ligação de fornecimento de água.

    Para ter acesso aos atendimentos, os passageiros devem levar documento de identidade, CPF  e, se possível, apresentar uma conta ou informar o número de fornecimento registrado na Sabesp.

     

    Ações de Cidadania

    Todas as iniciativas são realizadas com o apoio da CPTM, que abre espaços em suas estações para a realização de atividades ligadas à promoção do bem-estar de seus passageiros.

     

    Fonte: Metrô de São Paulo, CPTM

    Previous