Back
Moovit - Teresina - Terminal do Parque Piauí

Strans finaliza obra das estações em Corredores Exclusivos

January 24, 2019

    Corredor Avenida Gil Martins

    Estão em fase de acabamento as estações para embarque e desembarque de passageiros no Corredor Segregado de ônibus Sudeste da Avenida Industrial Gil Martins. Esse corredor irá ligar a Avenida Barão de Gurguéia ao Terminal do Itararé, passando pela Ponte Anselmo Dias. As obras do Inthegra, novo sistema de transporte público de Teresina, estão sendo executadas pela Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

    Cada corredor tem uma quantidade de estações específica para atender ao número de ônibus que devem circular pelos locais. Ao longo do Corredor da Gil Martins são quatro estações climatizadas de embarque e desembarque de passageiros.

    De acordo com a engenheira Adélia de Melo, as estações já estão climatizadas. “Todas as estações têm o mesmo padrão de cobertura. Estamos na fase de limpeza. E expectativa é que em breve o corredor seja entregue para a população”, explica.

    A engenheira informa ainda que a automação das portas já foi concluída. “Agora vamos iniciar a fase de comunicação visual das estações. Serão colocados os adesivos para que os usuários possam receber todas as informações necessárias para utilizar o sistema”, finalizou.

    Já estão em pleno funcionamento dos Corredores Sul I e II, que são compostos pelas Avenidas Miguel Rosa, Barão de Gurgueia e Henry Wall de Carvalho e parte do Corredor Leste, que compreende a Avenida João XXIII, trecho no final da Ponte JK até o balão do São Cristóvão.

    Corredor Leste

    Está em fase de conclusão o Corredor Leste, no trecho que compreende a Avenida Presidente Kennedy. O Corredor da Avenida João XXIII já está em funcionamento desde o mês de novembro do ano passado. Cada corredor tem uma quantidade de estações específica para atender ao número de ônibus que devem circular pelos locais.

    O Corredor Leste, no trecho que é composto pela Avenida Presidente Kennedy, tem 12 estações. Todas as estações para embarque e desembarque de passageiros são climatizadas e com portas automáticas.

    De acordo com a engenheira Adélia de Melo, o Corredor Leste, no trecho da Avenida Presidente Kennedy, entrou na fase de finalização. “No momento estão sendo feitas as automações das portas das estações de embarque e desembarque e ainda as sinalizações horizontais e verticais”, afirmou.

    No que diz respeito aos semáforos sonorizados para pedestres, ao longo do corredor da Avenida Presidente Kennedy foram instalados seis semáforos sonorizados. “Os equipamentos foram instalados e aguardam apenas a conclusão do corredor para o seu devido funcionamento. Os semáforos têm como objetivo proporcionar uma travessia segura para os pedestres, sendo todos equipados com sonorizadores para beneficiar, principalmente, pessoas com deficiência visual”, acrescentou Adélia.

    A engenheira informa ainda que a expectativa é que o trabalho de automação das portas seja concluído o mais rápido possível. “Estamos com as nossas equipes trabalhando nas estações para finalizar o quanto antes. A expectativa é que em breve a Prefeitura entregue mais esse corredor para a população”, finalizou.

    Terminais de Integração

    As obras dos terminais de integração do Santa Lia e do Zoobotânico, ambos localizados na zona Leste da cidade, estão agora em fase de finalização. A área construída do Terminal do Santa Lia é de 2.028 mil metros quadrados. Ele fica localizado na Rua Ângelo Martins Pessoa, próximo da Avenida Zequinha Freire e tem investimento no valor de R$ 3.014.216, 09.

    Já a área construída do Terminal do Zoobotânico é de 2.900 mil metros quadrados. A obra no valor de R$ 4.100.418,39 está localizada na Avenida Presidente Kennedy, ao lado do Parque Zoobotânico.

    De acordo com engenheira da Strans, Adélia de Melo, o formato e funcionamento dos terminais são padronizados. “Os dois terminais foram construídos no mesmo padrão dos demais terminais de integração e terão um funcionamento semelhante aos outros. Estamos na última etapa da obra”, enfatizou.

    Ao todo, são oito terminais, dos quais quatro (Itararé, Livramento, Bela Vista e Parque Piauí), nas zonas Sudeste e Sul, já foram concluídos e estão funcionando diariamente. Os terminais da zona Leste (Santa Lia e Zoobotânico) e zona Norte (Buenos Aires e Rui Barbosa) estão em fase de conclusão.

    A construção dos terminais é um importante passo no sistema de mobilidade urbana da capital, pois deverá agilizar e diminuir o tempo de viagens dos usuários. À medida que os terminais de cada zona forem concluídos, devem começar a funcionar oferecendo mais mobilidade à cidade. A expectativa é que, com a conclusão dos terminais e dos corredores exclusivos para os ônibus, o transporte público ganhe mais agilidade e consequentemente será oferecido um serviço de mais qualidade.

    Fonte: Strans

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous