Back

Substituição das bilheterias de trem e metrô a partir de 8 de outubro

October 5, 2021

    A digitalização dos meios de pagamento no transporte público de São Paulo tem mais um importante passo em sua consolidação. A STM acaba de apresentar um plano de substituição das bilheterias tradicionais que começa dia 8 de outubro com duas estações: Belém, na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM. A expectativa é que todas as demais bilheterias tenham as atividades encerradas até o final de 2021.

     

    O cidadão pode comprar o bilhete para ingresso no transporte pelo aplicativo TOP, pelo WhatsApp com pagamento por PIX, nas máquinas de autoatendimento dentro das estações e em estabelecimentos comerciais no entorno das estações. Os bilhetes BOM e BU (Bilhete Único) continuam funcionando normalmente e quem tiver adquirido os antigos bilhetes de papel (edmonson) também poderá utilizar normalmente nas catracas.

     

    A substituição acontecerá de forma gradativa para gerar o menor impacto possível para os passageiros:

    • Etapa 1 (04 a 07/10): comunicação prévia sobre o encerramento das atividades das bilheterias nas estações Belém na Linha 3-Vermelha do Metrô e Granja Julieta, na Linha 9-Esmeralda da CPTM ;
    • Etapa 2 (08 a 14/10): fechamento parcial da bilheteria com funcionamento nos horários de pico (06h às 10h e 16h às 20h);
    • Etapa 3 (a partir do 15/10): encerramento total das atividades na bilheteria.

     

    O cronograma completo será divulgado nos próximos dias e as estações contarão com o reforço de uma equipe preparada para ajudar os passageiros durante 30 dias, chamados de “Posso Ajudar”. O cidadão será avisado com sinalizações especiais nas estações, tanto nas bilheterias como em toda a estação. Nos canais digitais, haverá uma ‘landing page’ com as explicações necessárias e os perfis nas redes sociais irão sanar todas as dúvidas que possam aparecer. Além disso, uma campanha digital geolocalizada também irá impactar o cidadão pelas redes sociais e por SMS.

     

    A substituição das bilheterias tradicionais faz parte do plano de modernização dos meios de pagamento nos transportes iniciado em setembro de 2019. Uma das ações importantes para essa nova fase é o credenciamento de estabelecimentos fora das estações para a venda dos bilhetes. O número de locais credenciados tem aumentado gradativamente. Atualmente são cerca de 2 mil estabelecimentos em São Paulo e na Região Metropolitana. A projeção é chegar a 6 mil pontos até o fim de 2022.

     

    Fonte: CPTM

    Previous