Com a reabertura de setores do comércio na segunda-feira, dia 25, o transporte coletivo por ônibus em Belo Horizonte terá que cumprir procedimentos destacados no Decreto 17.362/2020, publicado na edição deste sábado do Diário Oficial do Município.
Umas das regras estabelecidas pelo Comitê de Enfrentamento à Epidemia de Covid-19, é o horário diferenciado para as atividades que serão reabertas. O objetivo é reduzir a aglomeração de usuários do transporte coletivo em horários de pico.
O número de passageiros de cada viagem deverá ser reduzido. Serão permitidas viagens com passageiros em pé, mas com um limite máximo de 20 para o ônibus articulado, 10 para o ônibus convencional e 5 para o miniônibus. Os veículos deverão ser sinalizados com os locais de posicionamento dos passageiros em pé.Durante a fase de flexibilização, o horário da operação do transporte coletivo será:
- Dias úteis: Entre 4h e 24h
- Sábados, domingos e feriados: Entre 5 e 24h.
As concessionárias dos serviços de transporte coletivo deverão disponibilizar recipientes com álcool em gel em todos os ônibus para os usuários e para os operadores. E também intensificar a higienização nos veículos e equipamentos das estações.As estações de integração e transferência terão os espaços demarcados para garantir o distanciamento entre os usuários nas filas. A limpeza e higienização de elevadores, escadas rolante e corrimãos das estações serão intensificadas.
Os usuários do transporte coletivo também deverão adotar algumas medidas preventivas, como evitar conversar durante as viagens, usar a máscara sobre o nariz e boca nos ônibus e nas estações e priorizar o pagamento com o cartão BHBUS. Idosos e pessoas em grupos de risco devem evitar o uso do transporte nos horários de pico.
Fonte: Prefeitura de Belo Horizonte.