Back
Moovit

Transporte coletivo amplia integração temporal

July 4, 2022

    A Urbanização de Curitiba (Urbs), que gerencia o transporte coletivo na cidade, vem ampliando as possibilidades da chamada integração temporal, que permite a conexão gratuita entre linhas, por um determinado período de tempo. Basta ter em mãos o cartão-transporte. O transporte coletivo de Curitiba conta com 72 opções de integração temporal.

    As integrações temporais incluem troca de linhas em estações-tubo, entre pontos de ônibus, e ainda a conexão de terminais com Ruas da Cidadania e com o Mercado Municipal Capão Raso. O tempo de utilização varia de 5 minutos a 2 horas, conforme o local e o tipo de conexão.

     

    Como funciona

    Em várias linhas, a validação acontece apenas passando o cartão-transporte no próximo ônibus (o sistema identifica a integração nesse momento e não cobra nova tarifa).

    No caso das Ruas da Cidadania, no entanto, é preciso encostar o cartão em um validador de entrada no local antes de ingressar em outro veículo.

    Esse tipo de conexão permite que o usuário, depois de desembarcar no terminal, possa usufruir os serviços das Ruas da Cidadania e não precise pagar uma nova passagem na volta.

     

    Linha Verde

    No trecho sul da Linha Verde, cinco estações-tubo têm integração temporal. São elas: São Pedro, Marechal Floriano, Fanny, Santa Bernadethe e Xaxim.

    Nesse caso a regra de integração é válida de um tubo para o outro. Isso significa que passageiros de linhas que desembarquem em alguma das estações participantes podem mudar o trajeto embarcando no tubo do outro lado da via. O tempo de integração é de cinco minutos.

     

    Santa Quitéria

    Na estação-tubo Santa Quitéria, os passageiros da linha Vila Velha/ Buriti podem integrar, com um período máximo de duas horas, com a linha Inter 2 (horário) e Inter 2 (anti-horário) e com a linha 702 Caiuá-Cachoeira.

     

    Interbairros I

    Diferentemente das demais integrações temporais possíveis na cidade, que são feitas a partir de pontos determinados, a linha Interbairros I, tanto sentido horário quanto anti-horário, permite integração em qualquer ponto e linhas do sistema, seja ônibus na rua, estações-tubo ou terminais. A prática é válida tanto para quem está no Interbairros I e deseja entrar em outra linha quanto no sentido inverso – o passageiro está em outra linha e deseja entrar no Interbairros I. O tempo de integração é de duas horas.

     

    Ruas da Cidadania

    A integração do transporte com as Ruas da Cidadania funciona nos terminais Pinheirinho, Carmo, Santa Felicidade, Fazendinha, Capão da Imbuia e Tatuquara. Também há integração entre a Rua da Cidadania Boa Vista e a estação-tubo Fernando de Noronha e ainda do terminal Capão Raso com o Mercado Municipal Capão Raso (MMCR).

     

    Confira mais detalhes e outras novidades no site: https://www.curitiba.pr.gov.br/noticias/transporte-coletivo-amplia-integracao-temporal-que-deve-somar-800-mil-utilizacoes-em-2022/64394

     

    Fonte: URBS

    Previous