Back
Moovit - Porto Alegre - Trensurb

Trensurb: Nova tabela de horários aumenta capacidade

    Desde segunda-feira (27), a Trensurb opera conforme uma nova tabela horária nos dias úteis, oferecendo intervalos menores entre partidas e, consequentemente, mais viagens. A proporção de viagens com trens acoplados também será aumentada. A tabela anterior, utilizada desde 13 de abril, contava com 129 viagens por dia útil, sendo 78 com trens acoplados (com oito carros, ao invés dos quatro usuais). Na atual, são 175 viagens, sendo 142 com trens acoplados. Isso significa que a empresa passa a ofertar 342.360 lugares por dia, um incremento de 53,1% em relação à capacidade de transporte anterior (223.560). Devido ao uso majoritário de trens acoplados, mesmo com as estações fechando mais cedo desde 1º/4 (às 22h ao invés das 23h20), a nova capacidade de transporte é, inclusive, 5,3% maior que a oferta de lugares anterior à pandemia (325.080), quando eram realizadas 295 viagens diárias, sendo seis com trens acoplados. Desse modo, a empresa busca reduzir ao máximo as aglomerações no sistema metroviário num momento em que a demanda no metrô vai sendo retomada gradualmente após uma grande queda. Confira as novas tabelas clicando aqui.

    Após queda acentuada, demanda da Trensurb volta a subir

    Na sexta-feira (24), a Trensurb transportou 47.767 passageiros. Ainda que corresponda a uma redução de 69,7% na demanda regular do metrô – em relação à média de passageiros transportados por dia útil na primeira quinzena de março (157.636) –, o número de embarques registrados foi o segundo maior desde 20 de março (70.836), somente atrás da quarta-feira (22). Em meio à pandemia da Covid-19 e às medidas de isolamento recomendadas pelas autoridades, o metrô operado pela Trensurb chegou a transportar 27.489 passageiros em 26 de março – correspondendo a uma queda de 82,6% em relação à média da primeira quinzena de março. Desde então, tem ocorrido um crescimento gradual na demanda de usuários.

    Buscando prevenir a propagação do coronavírus, a empresa intensificou a limpeza e desinfecção de trens e estações, priorizou a circulação de trens acoplados (com oito carros ao invés dos quatro usuais), antecipou o horário de fechamento do sistema das 23h20 para as 22h, reduziu o horário de funcionamento das bilheterias das dez estações menos movimentadas e está veiculando informações sobre a prevenção em seus canais de comunicação.

    Fonte: Trensurb

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous