Um patrono da Grécia

November 20, 2016

    As cidades – Chania, Janina e Kavala

    Os holofotes deste mês centram-se em um Embaixador da Comunidade que generosamente se ofereceu para assumir a liderança no mapeamento de várias cidades da Grécia.

    Kavala, uma cidade de tamanho médio, a 160 km de Salonica, está localizada na Baía de mesmo nome no nordeste da Grécia. A cidade foi fundada por colonos da ilha de Tasos, no final do século VII a.C. Os moradores de Tasos fundaram Kavala, e deram a ela o nome de Neapolis (ou “cidade nova”), para explorar as minas do ouro e da prata nas montanhas circundantes de Pangaion. As casas e edifícios da cidade foram construídos em estilo de anfiteatro na montanha Symvolo, o que dá aos moradores uma vista espetacular do mar. Kavala é famosa por diversos eventos culturais que ocorrem durante os dias quentes de verão. Um dos mais famosos é o Festival de Philippi, que acontece anualmente durante três meses, de julho a setembro, com muitas performances teatrais e concertos.

    kavala-novnewsletter

    Chania é a segunda maior cidade na ilha de Creta e está localizada na costa norte da ilha. A ilha foi povoada por volta de 100 a.C pelos Dóricos (uma das antigas tribos étnicas gregas) que chegaram do continente. Mais recentemente, desde 1898, Chania se tornou um ponto de encontro para culturas européias e do Oriente Médio, o que se reflete na arquitetura local. Hoje a cidade tem duas áreas distintas, a cidade velha no porto e a cidade moderna que cresceu em torno do porto antigo. A expansão urbana causada pela crescente população, atualmente em torno de 110.000 habitantes, continua a empurrar as fronteiras da cidade mais para o sul. Hoje, a economia da cidade tem como principais atividades a agricultura e o turismo.

    Janina é a capital da região do Epiro, localizada no noroeste da Grécia, a cerca de 40 km da fronteira com a Albânia. A cidade tem uma população de cerca de 115.000 habitantes e tem uma longa e rica história. Evidências da Stoa Louli Arcade, uma área coberta de mercado no antigo centro da cidade, confirma que Janina era um centro multicultural. Cristãos, muçulmanos e judeus trabalhavam e negociavam juntos durante toda a era otomana. Mais recentemente, durante os séculos XVIII e XIX, Janina foi também um grande centro para o movimento do Iluminismo Grego Moderno. A cidade está localizada na borda oeste do deslumbrante Lago Pamvotida. A beleza natural deste lago, a rica história da cidade e as iguarias da região, como o queijo feta e a baklava, continuam a fazer de Janina um destino popular entre os turistas.

    O Embaixador – Konstantinos

    Konstantinos juntou-se à Comunidade do Moovit em setembro de 2015 e admite que é da sua natureza ser ativo e se envolver em muitas coisas. Entre os seus outros passatempos, ele está aprendendo a codificar HTML e estudando francês. Esta atitude de “tudo é possível” pode ser a razão pela qual ele gosta de participar na Comunidade do Moovit. Konstantinos é da cidade de Kavala, estuda em Janina e ficou feliz em ajudar a mapear o sistema de transporte público de Chania em Creta quando encontrou uma boa fonte de informação. O Embaixador disse: “Descobri o Moovit por acidente; estava planejando uma viagem a Belgrado e o Moovit foi recomendado por um artigo online para quem viaja para o exterior”. Em 2015, ninguém ainda havia concluído o mapeamento de Kavala, mas Konstantinos tomou a missão para si. Ele nos contou que havia procurado outras maneiras de mapear a cidade, “mas ainda estou para descobrir uma plataforma de mapeamento que seja tão boa quanto a plataforma do Moovit”.

    O Embaixador descreve porque sentiu tanto orgulho quando Janina foi concluída e ele viu as palavras “estamos felizes em receber Janina no Moovit!” na Google Play Store: “Foi o momento em que senti que meus esforços poderiam ajudar muitos dos meus concidadãos a entender melhor o nosso transporte urbano e a viajar com mais facilidade”.

    Continuando com os sentimentos pessoais de orgulho de Konstantinos para com a Comunidade do Moovit e seu impacto em muitos setores de transporte locais, ele tem algumas palavras de sabedoria para os novatos: “O melhor conselho que posso dar a um novo editor que está começando a mapear sua cidade é: Lembre-se sempre que sua contribuição pessoal está ajudando milhares de outras pessoas”. Embora a sua perspectiva seja de dedicação, reconhece que “o maior desafio para a Comunidade é conseguir convencer ainda mais pessoas a participar ativamente nela”. Olhando para o futuro, este Embaixador tem grandes planos de mapear quantas cidades ele conseguir e continuar aperfeiçoando todas as cidades nas quais ele já tomou um papel de liderança no mapeamento até agora. Konstantinos relata que: “Minha atividade na plataforma do Editor tornou-se um grande hobby para mim e estou orgulhoso de representar a Grécia como um Embaixador da Comunidade global!”

    Previous