Moovit - São Paulo - Metrô Monotrilho

Ações culturais no Metrô SP e na CPTM

May 2, 2018

    Metrô apresenta roteiro de atrações culturais para o mês de maio

    O Metrô de São Paulo apresenta uma nova programação de atrações culturais em estações da capital paulista para todo o mês de maio. Exposições fotográficas, esculturas e pinturas em tela fazem parte do roteiro da tradicional Linha da Cultura, que leva arte e entretenimento aos passageiros e visitantes.

    Em cartaz até o fim do mês na Estação Sé, a exposição “50 Anos de Metrô” celebra o aniversário de fundação da Companhia do Metropolitano de São Paulo, em 1968. A mostra reúne 81 registros fotográficos do acervo histórico do Metrô, como o surgimento da empresa, a construção das primeiras estações, além de detalhes da manutenção do sistema e da operação dos trens.

    A Estação Sé também recebe, a partir do dia 10, obras do VIII Prêmio Arthur Bispo do Rosário. O projeto expõe 25 trabalhos realizados por pessoas em tratamento psiquiátrico. Esculturas, pinturas em tela, fotografias, vídeos e poesias fazem parte da exposição que leva o nome do artista plástico Bispo do Rosário (1909-1989), também paciente psiquiátrico, que além de contribuir para a história da arte brasileira, fez parte da Luta Antimanicomial no Brasil.

    No mês de maio é comemorado o Dia Internacional do Bombeiro (26), e os usuários da Estação República (Linha 3-Vermelha) poderão conferir, a partir do dia 10, a exposição “Heróis do Fogo”, do fotógrafo Alberto Takaoka. O projeto, que tem livro de mesmo nome, revela de perto o trabalho do Corpo de Bombeiros em diversas ocorrências. Entre os destaques da mostra, estão registros do incêndio no auditório do Memorial da América Latina em 2013.

    A partir do dia 10, quem passar pela Estação República também pode acompanhar a mostra fotográfica “Paraíso das Américas”, do fotógrafo e repórter de aventura Celso Cavallini. Conhecido por comandar programas de televisão que mesclam esportes radicais, natureza e sustentabilidade, Cavallini apresenta 19 registros realizados durante viagens por paisagens desérticas do continente.

    Ainda na Estação República, entra em cartaz, no dia 10, a mostra “Momentos de Gratidão” da pintora e escritora Edna Carla Stradioto. O projeto é resultado de experiências da artista, que após um período em depressão, decidiu viajar para o exterior e conhecer lugares como Sevilha, na Espanha, e Fátima, em Portugal. São apresentadas 11 telas em técnicas de aquarela com figuras representativas do ar, como pássaros, nuvens e o balão de ar quente.

    Em parceria com o Museu Lasar Segall, a Vitrine Cultural da Estação Santa Cruz (Linha 1-Azul) recebe, também no dia 10, obras da artista plástica Giulianna Orefice. O trabalho faz referência à personagem da Mitologia Grega Níobe, conhecida por despertar a ira da deusa Leto, e ser transformada em rocha após ter os 14 filhos mortos. A exposição “Libertando Níobe” é composta por desenhos feitos por meio da litografia, na qual a imagem é grafada na pedra e impressa no papel.

    No dia 15, a Estação Paraíso (Linha 1-Azul) hospeda a exposição “Pais Presentes”, que ressalta a importância da presença paterna na criação dos filhos na Suécia e no Brasil. O projeto é idealizado pela Embaixada da Suécia e pela ONU Mulheres, que juntam fotografias do sueco Johan Bävman e registros feitos por famílias brasileiras, sempre ilustrando situações cotidianas da paternidade.

    Encerrando o roteiro de exposições, o Museu da Diversidade Sexual (localizado dentro da Estação República) celebra seis anos de existência com a mostra “Com muito orgulho”, que estreia no dia 25. Organizada em parceria com a Associação da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo, a exposição traz imagens de paradas realizadas em várias cidades ao redor do mundo.

    Para conhecer outras atrações da Linha da Cultura do Metrô de São Paulo, acesse:
    http://www.metro.sp.gov.br/cultura/linha-cultura/programacao.aspx.

    CPTM comemora 26 anos com shows nas estações

    Neste mês, as bandas Theo Mizú Music e Calango Brabo se apresentarão toda quarta-feira

    ​A CPTM completa 26 anos em maio. Para comemorar o aniversário junto aos usuários, durante todas as quartas-feirasde maio e na primeira quarta de junho, serão realizados shows em algumas estações. No total, serão seis apresentações gratuitas das bandas Theo Mizú e Calango Brabo, que se revezarão no palco entre os dias 2/5 e 6/6.

    Abrindo as comemorações, nesta quarta-feira (2/5), das 16h às 19h. o grupo Theo Mizú Music se apresentará na Estação da Luz, que atende as Linhas 7-Rubi (Luz – Francisco Morato – Jundiaí) e 11-Coral (Luz – Guaianases – Estudantes).

    Além do líder Theo Mizú, o grupo é formado pelos músicos Arthur Mizutani (baixo), Ramon Reis (bateria) e Luigi Bonocchi (trombone). O quarteto une referências musicais de várias regiões, enaltecendo a música como linguagem universal.

    O próximo show será dia 9 de maio, na Estação São Caetano, na Linha 10-Turquesa (Brás – Rio Grande da Serra). Na ocasião, será a vez da Calango Brabo contagiar o público com a fusão​ de ritmos regionais brasileiros com rock, gerando uma sonoridade única. A banda é composta pelo vocalista e guitarrista Daniel Ruberti, André Gonçalves (Percussão), Morais Felix (Bateria) e Marcelo Ferraz (Baixo).

    CPTM
    A CPTM foi criada em 28 de maio de 1992 e atende 23 municípios. Nestes 26 anos, a Companhia se consolidou como a maior operadora de transporte de passageiros ferroviários da América do Sul, com 2,8 milhões de usuários transportados por dia útil.  Diariamente os trens percorrem cerca de 80 mil km, o equivalente a duas voltas ao redor da terra, em quase 2.750 viagens programadas. Juntas, as sete linhas somam 273 km de extensão, dos quais 136,5 km estão na capital paulista, que também conta com 46 estações do total de 94.

    Confira os próximos shows:

    Atração: Banda Calango Brabo
    Local: Estação São Caetano do Sul – Prefeito Walter Braído (Linha 10-Turquesa)
    Data: quarta-feira, 9/5, das 16h às 19h

    Atração: Theo Mizú Music
    Local: Estação Tamanduateí (Linha 10-Turquesa)
    Data: quarta-feira, 16/5, das 16h às 19h

    Atração: Calango Brabo
    Local: Estação Santo André – Prefeito Celso Daniel (Linha 10-Turquesa)
    Data: quarta-feira, 23/5, das 16h às 19h

    Atração: Theo Mizú Music
    Local: Estação Pinheiros (Linha 9-Esmeralda)
    Data: quarta-feira, 30/5, das 13h às 16h

    Atração: Calango Brabo
    Local: Estação Brás (Linhas 10-Turquesa, 11-Coral e 12-Safira)
    Data: quarta-feira, 6/6, das 16h às 19h

    Fonte: Metrô SP e CPTM

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous