Embaixadores sem fronteiras

December 20, 2016

    A Ilha – Barbados
    Barbados é uma ilha do Caribe Oriental que foi colônia britânica até 1966, quando finalmente se tornou um estado independente. A ilha ainda é popular entre os turistas britânicos, entre outras nacionalidades, e possui uma média de 40.000 visitas turísticas mensais. Da população de Barbados de quase 300.000 pessoas, cerca de um terço vive na vibrante capital da cidade, Bridgetown. Historicamente, a economia de Barbados era dependente do cultivo da cana-de-açúcar, mas nos últimos 30 anos a economia local se expandiu para os setores de turismo e manufatura. Nos últimos tempos, o governo começou a reconhecer a importância de um ambiente mais limpo e mais verde e grandes esforços foram feitos para preservar os recifes de corais que cercam a ilha. Os icônicos ônibus azuis e amarelos de Barbados servem à população geral e especialmente aos estudantes da ilha, que podem viajar gratuitamente quando estão de uniforme.

    barbados4newsletter

    Uma nova era do mapeamento
    Quando tivemos a ideia de que o grupo internacional de Embaixadores do Moovit poderia utilizar suas afinadas habilidades de mapeamento para ajudar as pessoas em um outro lugar completamente diferente, houve uma demonstração imediata de entusiasmo do grupo. Vários Embaixadores se prontificaram a embarcar em um estilo de mapeamento conhecido como Remote (remoto) ou Armchair Mapping (mapeamento da poltrona); isso se refere ao mapeamento feito de longe, do qual você não se beneficia diretamente, mas beneficia pessoas que você não conhece, e que provavelmente nem saibam que têm a lhe agradecer. Este é um exemplo autêntico de utilitarismo altruísta! Quando a sugestão de Armchair Mapping foi postada no grupo global de Embaixadores no Facebook, vários editores assumiram a tarefa de pesquisar possíveis locais de mapear. O local deveria contar com uma fonte confiável de informações de transporte público que poderia ser facilmente acessada on-line pelo grupo, de forma remota, e um lugar onde a possibilidade de fazer planejamento de viagens ainda não estivesse disponível. Os Embaixadores discutiram várias opções e foi o Marcio do Brasil que propôs a sugestão vencedora da ilha de Barbados, por atender todos os critérios acima.

    Como primeira exibição da excelente sinergia deste grupo multicultural que nós agora chamamos de “Moovers without Borders” (Moovers Sem Fronteiras), 6 embaixadores, cada um de um país diferente, estiveram envolvidos no mapeamento das 84 linhas de ônibus da ilha de Barbados. Gostaríamos de mencionar todos eles por nome: Sinisa da Croácia, Milos da Sérvia, Marcio do Brasil, Marios da Grécia, Gerard da Espanha e Bogdan da Romênia. A equipe levou apenas duas semanas para mapear as linhas da ilha em perfeita sintonia. Juntos eles decidiram quem mapearia quais linhas e trocaram idéias e soluções quando os dilemas de mapeamento ocorreram. Assim que o primeiro projeto dessa espécie na Comunidade do Moovit foi concluído, a Gerente de Comunidade Gabriella refletiu: “É inspirador ver como os contribuidores de todo o mundo se reuniram para juntar forças e ajudar os outros. Tenho orgulho de fazer parte de uma comunidade tão incrível!”. Graças à equipe, Barbados está agora disponível no aplicativo e aberta ao público para usar seu conhecimento local e agregar valor à rede com recursos do aplicativo (como a “edição de estações”). Todos os habitantes da ilha estão convidados a se juntar à comunidade de mapeamento.

    Aguarde por mais casos inspiradores de Moovers Sem Fronteiras em 2017.

    Previous