Veículos Autônomos – Frotas do Futuro

March 27, 2017

    Em nossos esforços contínuos para mantê-lo atualizado com projetos, artigos e tendências do setor de mobilidade, resumimos o impacto dos veículos autônomos na experiência do transporte público de acordo com o documento de políticas da Associação Internacional de Transportes Públicos (UITP na sigla em inglês) .

    AV.Australiaexample

    Ônibus autônomo da Navya em South Perth, na Austrália Ocidental

    Várias empresas que estão desenvolvendo veículos autônomos (VAs) afirmam que esses veículos poderiam estar prontos para implantação em apenas quatro anos. A Associação Internacional de Transportes Públicos (UITP) discutiu recentemente em um dos seus documentos de políticas o potencial desses veículos para melhorar a experiência de mobilidade para todos. A UITP acredita que, se os VAs forem utilizados em frotas compartilhadas, tais como “táxis-robô”, micro-ônibus ou em frotas compartilhas de automóveis, eles poderão reduzir drasticamente o número de veículos nas ruas e permitir uma melhor conectividade entre locais periféricos remotos e os centros urbanos. Eles também poderiam resolver o atual problema de como chegar ao primeiro ou último quilômetro da viagem, oferecendo soluções de mobilidade porta-a-porta.

    Potencial de melhorar a mobilidade para todos

    De acordo com o documento de políticas da UITP, vários estudos recentes realizados na Alemanha, Portugal e Estados Unidos mostram que os VAs poderão permitir que todos os cidadãos cheguem a qualquer destino com um número de veículos 80% menor nas ruas do que hoje. Os serviços de transporte público poderiam se tornar mais eficientes durante os horários de pico, quando a demanda é tipicamente mais alta, operariam 24h por dia e seriam economicamente mais viáveis. Esta grande redução de carros nas ruas causaria uma melhora significativa na qualidade do ar em nossas cidades e teria o potencial de eliminar congestionamentos. Sem a necessidade de grandes espaços na rua para estacionamento, poderia haver mais espaço para as pessoas caminharem e andarem de bicicleta. Além disso, se as frotas de veículos compartilhados operassem em nossas cidades, a necessidade de possuir um carro particular se tornaria obsoleta.

    Segurança Melhorada

    A tecnologia dos VAs também significa que os padrões de condução serão otimizados algoritmicamente para o planejamento da rota e velocidade da viagem. Esses algoritmos, combinados com sistemas de sensores em áreas urbanas, poderiam significar uma redução de 90% dos acidentes de carro em todo o mundo, ao eliminar o erro humano da equação. Para colocar isso em perspectiva, só nos Estados Unidos, isto se traduz em 300.000 mortes evitadas a cada década.    

    De acordo com o documento de políticas, estes benefícios só serão plenamente realizados se os VAs forem compartilhados, complementando um sistema eficiente de transporte público de alta capacidade e não seguirem o tradicional modelo de propriedade privada.

    Leia mais sobre as futuras mudanças na mobilidade. 

    Previous