BHTRANS e ciclistas apresentam, ao Prefeito, o Plano de Mobilidade por Bicicleta 2017/2020

July 27, 2017

    No dia 18/7, a BHTRANS e os ciclistas apresentaram, ao Prefeito Alexandre Kalil, o Plano de Mobilidade por Bicicleta 2017/2020, que têm o objetivo de incentivar o uso da bicicleta como meio de transporte em Belo Horizonte.

     

    De acordo com o Prefeito, a bicicleta é um caminho sem volta em Belo Horizonte. Ele aprovou o plano e disse que irá levá-lo à Secretaria de Planejamento e Finanças.

     

    Após vários estudos e reuniões do grupo de trabalho “GT Pedala”, formado por técnicos da BHTRANS e ciclistas de Belo Horizonte, o Plano foi desenvolvido, atendendo a demanda da Prefeitura. Além da BHTRANS, o planejamento contou com a participação da Associação dos Ciclistas Urbanos de Belo Horizonte, BH em Ciclo, Secretaria Municipal Adjunta de Planejamento Urbano, Sudecap e Câmara Municipal.

     

    O Plano é composto por mais de cem ações, previstas para serem realizadas durante este mandato. Elas são divididas em infraestrutura e circulação, integração modal e bicicletas compartilhadas, comunicação, educação, mobilização, governança, produção de dados, transparência, legislação e financiamento.

     

    Atualmente, Belo Horizonte possui aproximadamente 83 km de ciclovias. O Plano prevê a expansão das ciclovias, atingindo, até 2020, 411 km.Com isso, a expectativa é que 6% de todos os deslocamentos da capital se deem por meio do uso da bicicleta.

     

    Também está prevista a implantação de bicicletários no metrô e nas estações de integração do Move, manutenção da rede cicloviária existente, implantação de paraciclos nas escolas municipais e campanhas educativas.  Outra ação que merece destaque é a  implantação do projeto “Zona 30”, que  visa limitar a velocidade máxima de algumas vias da capital a 30 km/h, de forma a  estimular o compartilhamento dos espaços entre carros, bicicletas e pedestres, tornando a via mais segura para todos.

     

    O presidente da BHTRANS, Celio Freitas Bouzada, enfatiza que o Plano de Mobilidade por Bicicleta 2017/2020 é mais um compromisso do plano de governo.

     

    De acordo com Eveline Trevisan, coordenadora de sustentabilidade e meio ambiente da BHTRANS, o plano é muito bom, coerente e ancorado no Plano de Mobilidade de Belo Horizonte – PlanMob-BH. “A reunião com prefeito foi muito positiva e ele foi bem receptivo às ideias que vão além da infraestrutura para as ciclovias, mas também abrange campanhas educativas e legislação. Uma das primeiras ações solicitadas pelo prefeito é realizar um grande evento do Pedala-BH”, falou Eveline.

     

    PEDALA BH

     

    A Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da BHTRANS, criou o programa Pedala BH, com o objetivo de promover o uso da bicicleta na capital, criando facilidades para quem optar por esse meio de transporte, já que é um veículo de baixo custo de aquisição e de manutenção, não poluente, silencioso, flexível em seus deslocamentos e promotor da melhoria da saúde.

     

    O programa Pedala BH prevê ainda a implantação de paraciclos e bicicletários, que são equipamentos para estacionamento de bicicletas, distribuídos pela cidade.

    Compartilhe agora com seus amigos

    Disponível no Google Play
    Baixar na app store

    Previous