Back
Bike Belém

Com quatro novos pontos, “Bike Belém” registra aumento no número de viagens

    As vésperas de completar um mês da implantação dos quatro novos pontos do projeto “Bike Belém”, a expectativa de crescimento de usuários utilizando as bicicletas públicas oferecidas pela Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana de Belém (Semob), em parceria com o grupo Hapvida, se confirmou.

    Lançado em 2016, o projeto já conta com mais de 40 mil pessoas cadastradas. Após a implantação dos novos pontos, foi registrado um aumento de mais de 200 viagens a cada final de semana, além de um crescimento de 50% de deslocamentos em dias de semana.

    Um dos novos pontos de retirada de bicicletas fica na avenida Generalíssimo Deodoro, em frente à praça Santuário. Entre retiradas e devoluções, mais de 200 viagens foram registradas nesse local. E algumas dessas viagens foram realizadas pelo jornalista Danilo Miranda. “Eu acredito que a questão da mobilidade urbana tem que ser, sempre, uma das prioridades em relação ao investimento do poder municipal. E para quem mora na região central, utilizar essas alternativas, além do transporte público, eu acho sensacional. E, para completar, a bicicleta além de tudo é boa para o meio ambiente”, afirmou.

    Os outros novos pontos estão localizados na Estação Magalhães Barata, em frente à Companhia de Saneamento do Pará (Cosanpa), no bairro de São Brás; na Estação Duque de Caxias, próximo ao Santuário de Fátima; e na Estação Supercenter Nazaré, em frente ao Supermercado Nazaré, ainda na avenida Duque de Caxias.

    Além desses quatro novos pontos, dois foram realocados: A estação que ficava na Praça Dom Pedro II foi remanejada para o Hangar Centro de Convenções da Amazônia; e o ponto do Terminal Hidroviário de Belém foi transferido para frente do Parque Estadual do Utinga.

    “Os novos pontos estão dando o retorno que esperávamos do público. Trocamos pontos que não tinham grande número de viagens e implantamos em locais com grande movimento. Só no Parque do Utinga já foram registradas mais de 250 movimentações, entre retiradas e devoluções. Na Duque de Caxias, envolvendo todos os locais de retirada da via, já são mais de 500 movimentações. Tudo isso num período de menos de um mês”, explicou a coordenadora de Mobilidade Urbana da Semob, Rebeka Alves.

    A arquiteta Vithoria Silva faz parte do contingente de usuários que está começando a utilizar o projeto “Bike Belém” a partir da adição dos novos pontos. “Eu utilizo há cerca de um mês, moro aqui próximo e estou usando sempre. Eu, por exemplo, uso para ir para a academia, que fica na praça da República. Com isso, eu pego a minha bicicleta aqui e deixo no ponto localizado na praça e para voltar, da mesma forma”, contou.

    O passe diário para uso das bicicletas custa R$ 5 e o mensal R$ 10. Após realizar o pagamento, o usuário só precisa se dirigir a uma das estações “Bike Belém”, informar no aplicativo o número que consta no bicicletário e o número da bicicleta. Cada passeio pode ser feito em até 90 minutos, com intervalos de pelo menos 15 minutos entre cada um deles.

    Agência Belém – Você ficou com alguma dúvida ou tem sugestões para enviar à Agência Belém? Entre em contato conosco pelo nosso canal de divulgação das principais ações do município pelo número (91) 98027-0629. Aguardamos sua mensagem.

    Fonte: SeMOB

    Compartilhe agora com seus amigos! 😉

    Previous