Lançado pela Prefeitura de Fortaleza em 2013 com o objetivo de facilitar o embarque de crianças, o Bilhetinho totaliza, nesse período, 23.740 solicitações. Em 2017, foram feitas 3.749 novas solicitações, porém, algumas crianças continuam com o mesmo cartão que é renovado desde que permaneçam dentro da faixa etária ou altura máxima permitida. Os cartões garantem a gratuidade no sistema de transporte coletivo para crianças menores de 1,10m ou com idade entre dois e sete anos incompletos.
Uma das vantagens do Bilhetinho é permitir a passagem da criança pela catraca, evitando que se arraste pelo chão ou pule a catraca, garantindo mais dignidade aos pequenos. Os cobradores permitem o transporte dos pequenos mesmo sem o cartão, porém com o Bilhetinho evitam-se dúvidas ou questionamentos, pois todo o serviço de checagem de idade e de estatura terá sido feito no ato do cadastramento. O projeto conta com o sistema de segurança da biometria facial, que evitará que o cartão seja utilizado por terceiros e outros tipos de fraudes.
Locais de solicitação
O cadastro pode ser feito na sede da Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza (Etufor), além dos postos do Bilhete Único localizados nos terminais da Parangaba, Siqueira, Papicu e nos Vapt Vupt de Messejana e Antônio Bezerra. Os postos de Bilhete Único das praças José de Alencar e Coração de Jesus e na sede do Sindiônibus realizam o cadastro, mas apenas para crianças que possuem carteira de estudante.
Quem tem direito à gratuidade:
– Crianças de 2 a 7 anos incompletos.
– Crianças maiores de 7 anos e com altura até 1,10m (um metro e dez centímetros de altura).
Onde fazer o cadastro e a documentação necessária:
– Crianças que possuem carteira de estudante dentro da faixa etária
Local de cadastro: Etufor e postos do Bilhete Único.
Documentação: Certidão de Nascimento do beneficiário / Carteira de estudante / Comprovante de residência com CEP de Fortaleza / RG e CPF do responsável.
– Crianças que estudam, mas não tem carteira de estudante
Local de cadastro: Etufor e Vapt-Vupt .
Documentação: Declaração de matrícula, biometria facial, RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.
– Crianças que não estudam
Local de cadastro: Etufor e Vapt-Vupt.
Documentação: RG e CPF do responsável, certidão de nascimento do beneficiário e comprovante de residência com CEP de Fortaleza.
– Crianças de 2 a 7 anos, mas com altura até 1,10m
Local de cadastro: Etufor.
Documentação: RG e CPF do responsável / Certidão de nascimento do beneficiário / Comprovante de residência com CEP de Fortaleza.
Compartilhe agora com seus amigos