Moovit - Fortaleza - ETUFOR

Binário da Parangaba

January 18, 2016

    Obra começa na segunda-feira (25/01); prazo de entrega é junho de 2016

    Dando prioridade ao transporte público, o novo Binário da Parangaba dará continuidade à política de mobilidade urbana na cidade durante a gestão do prefeito Roberto Cláudio, envolvendo a Avenida Germano Franck e a Rua Barão de Canindé, dentre outras vias naquele entorno. Um dos principais objetivos do sistema é estabelecer uma faixa exclusiva de ônibus ligando o Terminal da Parangaba ao Montese (Regional IV), proporcionando viagens de ônibus mais rápidas para cerca de 190 mil pessoas diariamente.

    Com a medida, o fluxo de veículos naquela região e no entorno do Terminal Parangaba será otimizado, além de haver uma melhoria da segurança no trânsito, reduzindo conflitos em pontos críticos. O sistema vai promover uma ligação do Centro da cidade aos bairros da Região Sul, como Maraponga, Serrinha, Itaperi e Parangaba.

    “A Parangaba é um dos principais pontos de concentração da cidade. Este é um binário com características um pouco diferentes dos demais, porque, além do binário em si, vamos duplicar o trecho da Av. Germano Franck, implantando faixa exclusiva para ônibus, ciclofaixa, novas estações do Bicicletar. Tudo isso para garantir, principalmente, segurança para o pedestre e requalificar as vias do entorno, com novas calçadas, drenagem, iluminação, paisagismo”, explicou o prefeito Roberto Cláudio.

    De acordo com o engenheiro da Prefeitura de Fortaleza, Victor Macêdo, o Binário da Parangaba tem como objetivo melhorar o fluxo do local. “A região da Parangaba é importante, porque ela conecta diversos outros centros da cidade. Por ali, passam cerca de 190 mil pessoas, só nos transportes públicos, por dia e mais de 26 mil veículos passam por dia na Av. Germano Franck. É uma região muito importante para a cidade e que tem grandes problemas de congestionamento e segurança viária. O binário vem para otimizar todo o fluxo”, destacou.

    Intervenções físicas
    A previsão é que as intervenções tenham início no dia 25 de janeiro, envolvendo a duplicação de cerca de 0,5 Km da Avenida Germano Franck, entre a Avenida Dr. Silas Munguba e a Rua Júlio Verne, além de alargamento, calçadas, drenagem, serviços de terraplenagem e nova pavimentação em vias do entorno. Após a obra, a avenida passará a contar com ciclofaixa bidirecional e três faixas para tráfego por sentido, sendo uma exclusiva para ônibus.

    A Rua Barão de Canindé terá sentido norte-sul (Montese/Parangaba), entre a Rua Barão de Sobral até a Rua Germano Franck. Já a Avenida Germano Franck terá o sentido sul-norte (Parangaba/Montese). O projeto prevê, ainda, a extensão da Rua Barão de Canindé que, após requalificação viária, fará a ligação com a Av. Germano Franck, tornado-se mais uma opção para quem trafega com destino aos bairros Parangaba e Maraponga.

    Infraestrutura Cicloviária
    Em todo o trecho alargado da Avenida Germano Franck, os ciclistas serão contemplados com ciclofaixa e ciclovia. Com o projeto, a ciclovia da Avenida Godofredo Maciel será conectada ao binário cicloviário do Montese, promovendo um grande eixo de infraestrutura cicloviária.

     

    moovit_logo_header

    Previous