Boas notícias para quem anda de bike em São Paulo

May 9, 2016

    Paulistanos poderão transportar bicicletas nos ônibus municipais superarticulados

    A Secretaria Municipal de Transportes (SMT) publicou no último sábado, dia 7, no Diário Oficial da Cidade, a Portaria nº 032/16-SMT.GAB, autorizando o transporte de bicicletas nos ônibus do sistema de transporte coletivo municipal.

    O embarque de bicicletas será permitido apenas em ônibus superarticulados de 23 metros de extensão (modelo longo com uma “sanfona” no meio), pelas portas traseira ou central. A frota em operação conta, atualmente, com 830 veículos deste modelo operando em todas as regiões.

    Nos dias úteis, será possível levar a bike nos ônibus das 10h01 às 15h59 e entre 19h01 às 5h59. Aos sábados, a partir das 14h. Já aos domingos e em feriados o embarque será liberado em qualquer horário.

    O pagamento da tarifa será feito somente após o passageiro fixar e travar a bicicleta, e não será permitido transportar mais de uma bike por ônibus.

    A portaria entrará em vigor em 180 dias, a partir da sua publicação, e os principais objetivos da medida são contribuir para o desenvolvimento do transporte sustentável, incentivar o uso da bicicleta e facilitar o deslocamento dos ciclistas pela cidade,que já conta, atualmente, com 412,6 km de ciclovias, dos quais 316 km foram implantados na atual administração.

    A iniciativa considera diferentes legislações em vigor estabelecendo o Sistema Cicloviário no Município, a articulação entre transporte por bicicleta com sistema de transporte coletivo para viabilizar condições de segurança e eficácia ao ciclista, e ainda os termos do Plano Diretor Estratégico, que insere no mesmo nível de prioridade de políticas públicas o transporte coletivo e o transporte não motorizado, em especial por meio de bikes.

     

    Trecho da ciclovia Rio Pinheiros é liberado

    Na tarde da última quinta-feira (5), a Sabesp concluiu os reparos da tubulação danificada durante as chuvas de março, permitindo a reabertura da ciclovia no trecho interrompido entre a região de Hebraica-Rebouças e Vila Olímpia. Depois de vistoriar a área, a equipe da CPTM autorizou a liberação de ciclistas, a partir das 16h30.

    As vias e as tubulações de água foram danificadas pelas fortes chuvas que ocorreram nos dias 11 e 12 de março na capital paulista e Região Metropolitana. Os reparos foram executados pela CPTM e pela Sabesp. Durante a interdição, foram fixados cartazes informando os ciclistas sobre o trecho afetado.

    Com a conclusão das obras, a ciclovia volta a operar entre Villa Lobos-Jaguaré e Vila Olímpia e entre a ponte João Dias, nas proximidades de Santo Amaro, e a av. Miguel Yunes, nº 620, após a Estação Jurubatuba. A pista está aberta diariamente das 5h30 às 18h30, inclusive aos domingos e feriados.

    Lembrando que, em razão das obras de implantação da Linha 17-Ouro e do complexo viário Laguna – Itapaiúna, a ciclovia está fechada entre a estação Vila Olímpia e a ponte João Dias. A alternativa para os usuários é a via aberta provisoriamente pelo Metrô na outra margem do Rio Pinheiros.

    moovit_logo_header

    Previous