O sétimo bonde adquirido pelo Governo do Estado foi recebido na madrugada desta terça-feira (18/12). A oitava e última composição chegará na próxima semana, fazendo com que o sistema seja atendido pelo dobro da frota que circulava em 2011.
A aquisição dos novos bondes foi necessária em virtude das expansões ocorridas este ano: retorno da operação na Rua Francisco Muratori, percurso do Largo dos Guimarães até a Praça Odilo Costa Neto e, posteriormente, até o Largo do França.
Até o fim do mês, os trilhos chegarão à parada Dois Irmãos. Com isso, o sistema ficará com cerca de seis quilômetros, mesma extensão em operação em 2011. A oficina também passou por intervenções com o objetivo de adaptar a estrutura para a chegada das novas composições.
– A melhoria do sistema de bondes foi um dos nossos compromissos. Apesar das dificuldades, das restrições de recursos, conseguimos avançar aos poucos. É muito gratificante poder entregar o que foi prometido. Houve um esforço imenso para que as intervenções gerassem o menor impacto possível na vida da população, que hoje conta com o serviço de qualidade – ressaltou o secretário de Transportes, Rodrigo Vieira.
Características
Com visual original aprovado pelo Iphan e Inepac, os novos bondes contam com diversas tecnologias modernas que visam proporcionar maior segurança aos passageiros.
Entre as principais estão os sistemas de freios dinâmico e magnético, moderno painel de comando, sistema de tração controlado eletronicamente, motores de última geração com menor consumo de energia, sistema de som para comunicação com os usuários, além de estribo retrátil – que impede que passageiros viajem em pé no veículo. Com capacidade para 32 pessoas, o interior conta com bancos de madeira e barras laterais para maior segurança durante as viagens.
Fonte: Setrans
Compartilhe agora com seus amigos! 😉