O maior Encontro de Embaixadores da história do Moovit aconteceu no Rio de Janeiro, no início de agosto. Dezoito Embaixadores viajaram de todos os cantos do Brasil para uma missão ambiciosa: mapear mais uma capital brasileira ao mesmo tempo em que se divertiam. Esse foi o primeiro Encontro de Embaixadores com Mapathon. Botando seus conhecimentos em prática, os Embaixadores deram início à sua maior colaboração em grupo. A Gerente de Operações e da Comunidade do Moovit no Brasil, Fernanda “Fê” Poretsky voou da sede do Moovit em Israel para supervisionar o evento. A Fê ficou encantada com o crescimento do programa, que triplicou em apenas um ano (o encontro Mooviter do ano passado atraiu sete Embaixadores).
Um modelo para o potencial Mooviter
O Programa de Embaixadores brasileiro começou em março de 2016 e diz muito sobre o que pode ser realizado em pouco tempo com as pessoas e atitudes certas. O Mapathon durante o Encontro Mooviter deste ano foi prova da florescente Comunidade Mooviter brasileira. Além da produção excepcional, fortes habilidades de liderança entraram em ação. Os Embaixadores mais experientes ajudaram os Embaixadores mais novos a vencer os desafios que a cidade apresentou.
A Fê disse que essa exibição de liderança e camaradagem não se restringe aos encontros. O time de Mooviters frequentemente colabora no Editor. Eles se ajudam em diversos projetos e é só assim que o Moovit é capaz de atender partes do Brasil que não contam com aplicativos para o transporte. A força da comunidade Mooviter brilha mais onde outros aplicativos ficam no escuro. Esta forte liderança dos Embaixadores brasileiros permitiu maior acessibilidade ao transporte público para milhões de passageiros.
O Mapathon
Aracaju, capital do Estado de Sergipe, foi escolhida como o foco do Mapathon. Existem 27 capitais no Brasil, das quais o Moovit já atendia 25 – agora 26 com Aracaju. O mapeamento da cidade apresentou desafios significativos, o que exigiu um esforço de equipe excepcional para superá-los. Os dados abertos são limitados e, muitas vezes, difíceis de decifrar e implementar. No dia do Mapathon, os Embaixadores completaram mais de 75% das linhas necessárias para mapear Aracaju. Comprometidos com a missão, os Embaixadores finalizaram o mapeamento das linhas restantes nas semanas após o evento e Aracaju foi lançada no Moovit em 31 de agosto.
Um fim épico para um evento épico
No segundo dia do Encontro de Embaixadores, o time saiu para passear pelo Rio de Janeiro e testar a precisão do Moovit, utilizando uma variedade de meios de transporte. Spoiler: o Moovit os guiou suavemente pela cidade para o deleite de todos. Eles começaram o passeio em uma das linhas do BRT e viajaram até o Centro de Controle de Operações do BRT Rio. Os Embaixadores visitaram o centro de controle e receberam lembrancinhas temáticas. Voltando a pegar o BRT, eles chegaram até o metrô, que os levou para o almoço. Após o almoço, uma linha de ônibus municipal os levou até a entrada do Parque Nacional da Tijuca, a terceira maior floresta urbana do mundo. O Trem do Corcovado, que viaja ao longo de um sistema de cremalheira, atravessa a floresta proporcionando um cenário de tirar o fôlego. O destino final é o morro do Corcovado, lar da icônica estátua do Cristo Redentor. Avistando a agitada cidade lá do alto, cada Embaixador aproveitou para tocar o Gongo do Moovit e comemorar suas realizações individuais e colaborativas.