Falta menos de um mês para começar a maratona de shows do Rock in Rio. Momento, portanto, de se programar para ir ao festival de forma rápida e econômica. Além dos serviços especiais que vão levar o público para o evento, o Consórcio BRT lembra que o ‘roqueiro’ poderá também fazer integração com trem, metrô e ônibus, para chegar ao Terminal Centro Olímpico ou à estação Morro do Outeiro, pontos oficiais de desembarque do festival.
Os serviços especiais são: 90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio), 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque) e 93 (Rock in Rio x Madureira, via Curicica/Expresso). As duas primeiras linhas vão para o Centro Olímpico. A outra, que sai da estação Morro do Outeiro, será a opção para a volta para casa. O terminal e a estação são ligados por uma passagem subterrânea.
Ao desembarcar, o ‘roqueiro’ deve validar o cartão RioCard para pegar a pulseira que vai garantir o seu retorno de BRT. Mas fiquem atentos: além do acessório, quem precisar embarcar novamente no metrô ou em alguma linha de ônibus urbano deverá ter também crédito no seu cartão RioCard. “A pulseira só garante que a pessoa entre nos serviços que vão sair do Terminal Centro Olímpico ou do Morro do Outeiro. Se a pessoa, por exemplo, parar no Terminal Alvorada para pegar um ônibus urbano, ela terá que ter crédito no RioCard ou dinheiro para a passagem”, enfatizou a diretora de Relações Institucionais do BRT Rio, Suzy Balloussier. A expectativa do Consórcio BRT é transportar mais de 100 mil passageiros do evento por dia – um recorde em se tratando do BRT Rio no Rock in Rio.
Integração pode ser opção
Quem vem da Zona Sul de metrô deve seguir até o Jardim Oceânico, na Barra da Tijuca. Chegando lá, o próximo passo é embarcar no serviço especial 90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio), do BRT Rio, que segue sem paradas para o local dos shows. Para quem está na Zona Norte, a sugestão é ir para a estação de metrô de Vicente de Carvalho e fazer a integração com a estação de mesmo nome do BRT Rio. No local, o público do festival pode optar pelas linhas 30, 31 e 36, que vão para o Terminal Alvorada, onde sai o serviço especial 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque), que também segue direto para o evento.
O ‘roqueiro’ que vai chegar pelo Aeroporto Internacional Tom Jobim/Galeão também pode ir de BRT Rio para o Rock in Rio. A dica é embarcar no serviço 30 (Alvorada x Galeão – semidireto) e descer no Terminal Alvorada, ponto de embarque da linha 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque). No caso do trem, as melhores integrações para quem vai para os shows podem ser feitas nas seguintes estações do BRT Rio: Santa Cruz, São José de Magalhães Bastos e Vila Militar, além do Terminal Paulo da Portela (Madureira) (veja tabela abaixo). Se a opção for usar ônibus alimentador para entrar no sistema BRT Rio, vale antes de ir para o show checar a melhor linha no site brt.rio/alimentadoras.
Por fim, o Consórcio orienta que todos os ‘roqueiros’ fiquem atentos aos horários de funcionamento dos serviços, das estações e terminais. As informações podem ser adquiridas no site brt.rio ou numa consulta no perfil do BRT Rio nas redes sociais. “É importante checar todas as informações antes de sair de casa, porque algumas linhas regulares não circulam nos finais de semana e outras têm horários restritos”, Suzy Balloussier.
Serviços especiais do BRT para o Rock in Rio:
90 – (Jardim Oceânico x Rock in Rio)
Roteiro: Terminal Jardim Oceânico, Terminal Centro Olímpico / Horário de funcionamento: 14h às 5h
92 – (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque)
Roteiro: Terminal Alvorada, Estação Via Parque, Terminal Centro Olímpico / Horário de funcionamento: 14h às 5h
93 – (Rock in Rio x Madureira, via Curicica/Expresso)
Roteiro: Morro do Outeiro, Curicica, Santa Efigênia, Taquara, Tanque, Praça Seca, Campinho e Terminal Paulo da Portela (Madureira) / Horário de funcionamento: 23h20 às 5h
Como chegar ao Rock in Rio de BRT Rio fazendo integrações
· Ônibus alimentador+ BRT Rio: checar a melhor linha no site brt.rio/alimentadoras
· Metrô + BRT Rio:
No Terminal Jardim Oceânico (Barra da Tijuca): embarcar no serviço 90 (Jardim Oceânico x Rock in Rio)
Na estação Vicente de Carvalho: embarcar num dos serviços abaixo (30,31,36) e seguir até o Terminal Alvorada, onde estará funcionando o serviço especial 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque)
30 (Alvorada x Galeão – semidireto)
31 (Vicente de Carvalho x Alvorada – semidireto)
36 (Alvorada x Fundão – expresso)
· Trem + BRT Rio:
No Terminal Santa Cruz: embarcar na linha 10 (Santa Cruz x Alvorada – direto) e seguir até o Terminal Alvorada, onde estará funcionando o serviço especial 92 (Alvorada x Rock in Rio, via Via Parque).
Na estação Vila Militar: embarcar na linha 51 (Recreio x Vila Militar – parador) e seguir até o Morro do Outeiro, que tem passagem subterrânea para o Terminal Centro Olímpico, local de desembarque para o Rock in Rio.
Na estação São José de Magalhães Bastos: embarcar na linha 51 (Recreio x Vila Militar – parador) e seguir até o Morro do Outeiro, que tem passagem subterrânea para o Terminal Centro Olímpico, local de desembarque para o Rock in Rio.
No Terminal Paulo da Portela (Madureira): embarcar no serviço 41 (Madureira x Terminal Recreio – expresso) e seguir até o Morro do Outeiro, que tem passagem subterrânea para o Terminal Centro Olímpico, local de desembarque para o Rock in Rio.
Lembrando que o Metrô também terá operação especial, saiba mais aqui: Funcionamento do Metrô no Rock in Rio
Compartilhe agora com seus amigos