Metrofor inicia esta semana o cadastramento de pessoas com autismo, HIV e deficiências. Após cadastrados, passageiros e passageiras com estas condições receberão um cartão de identificação, de uso permanente nas linhas do Metrofor, e que dispensará a apresentação de documentos comprobatórios no ato do embarque.
A medida é um aprimoramento no fornecimento do benefício, que é respaldado em lei e que já é cumprido pelo Metrofor. Assim, a empresa garante maior segurança a estes cidadãos e cidadãs, evitando fraudes e agilizando o embarque nas estações.
Para se cadastrar e emitir o Cartão de Gratuidade do Metrofor, o cidadão ou cidadã com direito ao benefício deve ir às estações Benfica ou Parangaba, e apresentar os seguintes documentos:
Comprovante de CPF;
Comprovante de endereço;
Um dos cartões de gratuidade fornecidos pela Etufor ou pela Arce.
Se estiver tudo correto com a documentação, o titular receberá seu Cartão Gratuidade do Metrofor em até 10 dias úteis. Por enquanto, o cadastramento não é necessário para idosos.
Os horários de atendimento para cadastro são: Estação Benfica: de 8h às 12h e de 13h às 17h; Estação Parangaba: de 8h às 13h e de 14h às 17h. Outras empresas e órgãos que fornecem gratuidades no transporte de passageiros já atuam nesse modelo, como a Empresa de Transporte Urbano de Fortaleza e a Agência Reguladora do Estado do Ceará (Arce).
Fonte: Metrofor